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Baiju Shah, CSO da Accenture Interactive

Os novos valores e motivações de compra

Consumidores de todas as idades e de diferentes partes do mundo estão repensando seus valores e baseando as decisões de compra em fatores que vão além de preço e qualidade. É o que mostra um novo levantamento feito pela Accenture, a 16ª edição do estudo anual baseado na pesquisa “Life Reimagined: Mapping the motivations that matter for today’s consumers“, realizada com mais de 25.000 consumidores em 22 países. “O objetivo é compreender de que forma as empresas podem capitalizar as expectativas crescentes dos consumidores e alcançar novos níveis de crescimento e agilidade competitiva”, afirmou Baiju Shah, CSO da Accenture Interactive.

Com a pandemia, aponta a sondagem, 50% dos entrevistados afirmam ter repensado seus comportamentos e valores de consumo. Esse grupo reavaliou o que realmente importa e está cada vez mais focado em um propósito pessoal. Essa mudança tem impacto direto sobre o que, como e quando comprar. Outros 33% ainda estão evoluindo em seus valores e objetivos de compra. Curiosamente, a experiência inédita da pandemia não teve impacto sobre a mentalidade de compra de 17% dos entrevistados. De acordo com o executivo:

“à medida que o mundo volta a se abrir para o comércio, o consumidor que conhecíamos não existe mais. Ele agora busca um relacionamento diferente com as marcas e estas precisam reavaliar e reconstruir sua relevância de acordo com esses novos valores.”

“Além de antecipar e atender às necessidades atuais dos seus clientes. Os líderes precisam tomar uma decisão difícil: aceitar as mudanças e criar experiências que realmente importam ou ignorá-las e perder a oportunidade de diferenciação e criação de um crescimento sustentável”.

O estudo, desenvolvido pela Accenture Strategy e Accenture Interactive,  analisou mais de 80 fatores únicos em 14 setores e constatou: cinco áreas distintas estão cada vez mais presentes nas decisões de compra dos consumidores. Esses cinco fatores vão além de preço e qualidade e incluem aspectos como saúde e segurança, serviços e cuidados pessoais, facilidade e conveniência, origem do produto, confiança e reputação. “Outro fato ainda mais notável é que esses cinco fatores, que têm sido historicamente importantes para as gerações Z e Y, chegaram a um ponto de inflexão e atualmente são críticos em toda a extensão da demografia do consumidor”, explica Bill Theofilou, diretor sênior da Accenture Strategy e líder da prática de CEO & Enterprise Strategy. Segundo ele, a fim de impulsionar novos valores e crescimento, os executivos C-suite precisam agir agora, atualizar suas estratégias e estabelecer novos padrões para não só atender, mas exceder as expectativas dos consumidores.

“As marcas precisam buscar a diferenciação além de preço e qualidade. Os líderes de mercado devem garantir aos consumidores que suas experiências de compra serão previsíveis e seguras, com risco mínimo de prejudicar as pessoas ou o meio ambiente.”

“Os cinco fatores são o novo parâmetro para cativar o consumidor pós-pandemia e serão essenciais para quem deseja crescer à medida que o mundo ressurge das intensas mudanças dos últimos 18 meses”, completa o executivo.

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