Chatbot ganha mais interatividade com os consumidores por meio de quiz, piadas, figurinhas, lembretes e outras funções desenvolvidas pela Botmaker, parceiro digital da rede
A Oxxo, mercado de proximidade do Grupo Nós, anunciou que tem registrado crescimento mensal de 40% na base de clientes em média ao longo dos primeiros meses de 2024. Isso porque, visando fortalecer a experiência do consumidor, passou a integrar inteligência artificial no canal favorito dos brasileiros, o WhatsApp. “Neste formato, o Oxxozap, como é denominado o chatbot, envia informações sobre as lojas e promoções, responde dúvidas frequentes e cadastra interessados em receber ofertas e atualizações da marca. O objetivo é se aproximar dos consumidores, proporcionando um atendimento ágil, reforçando assim a conexão e o engajamento com seu público”, explicou Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós.
De acordo com a executiva, “a importância de um mercado de proximidade é sempre fornecer o endereço mais próximo dos consumidores para uma maior facilidade. Uma das funcionalidades mais procuradas dentro do Oxxozap é o ‘buscar loja’ que, de maneira intuitiva, o cliente consegue ver todas as lojas em seu entorno, facilitando sua jornada”.
O serviço foi criado pela Botmaker, plataforma de inteligência artificial conversacional, que desenvolveu o chatbot utilizando uma funcionalidade recém-lançada pela companhia, chamada Knowledge Base, a qual integra o ChatGPT para treinar o robô com informações qualificadas da marca de forma rápida e automatizada, proporcionando respostas precisas e com mais amplitude de temas, assim como em alto nível de qualidade de redação.
“Nossa missão na Botmaker é potencializar resultados de negócios com o uso da IA conversacional. É um privilégio trabalhar do desenvolvimento do Oxxozap, porque além de termos o desafio de conduzir ações de divulgação de produtos e promoções que direcionam o consumidor para as lojas, também existe a constante busca não só pelo engajamento, mas pela aproximação do Oxxo com o seu cliente, que é o DNA de sua marca, e a nossa tecnologia tem permitido isso com todos os recursos de IA e de integração com o WhatsApp Business Platform que a Botmaker possui como um Business Solution Partner (BSP) da Meta”, comentou Alfredo Bitencourt, head de vendas da Botmaker Brasil.
Novidades no chatbot
A partir de junho, o Oxxozap trará novas interações com os consumidores, seguindo o mesmo tom de voz adotado para toda comunicação da marca: descontraída, informal e, principalmente, com muito bom humor. “O chatbot nos auxiliou a atender as necessidades dos nossos clientes e da própria marca. Agora, neste novo momento, queremos oferecer mais interatividade aos clientes que já interagem com a marca e engajar ainda mais pessoas, nos tornando ainda mais próximos dos nossos clientes”, afirmou Camila.
Ao acessar o novo menu “divertidoxxo” – a marca é reconhecida por sua comunicação bem humorada – o consumidor terá acesso a perguntas relacionadas ao Oxxo com opções de respostas para que o participante faça a escolha correta. O menu também traz opções de piadas leves e engraçadas (Por que o sapo entrou no computador? Para acessar a memória ram) e um quiz fixo que detalha de maneira divertida que tipo de cliente você é. Essa é uma estratégia para gerar conexão com os clientes para além dos momentos de compra e buscar fidelidade e preferência de marca.
Outra funcionalidade que vai aproximar a marca ainda mais dos clientes é o lembrete de aniversário. O chatbot perguntou há algumas semanas, aos consumidores cadastrados, as datas de aniversários de cada um deles para enviar um “feliz aniversário” especial no dia. O Oxxozap terá ainda um pacote com opções de figurinhas divertidas para WhatsApp, com diversos temas, que podem ser solicitadas no chatbot.