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Pão de Açúcar de cara nova

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A partir do dia 16 de julho, os morrinhos do Pão de Açúcar chegam com uma nova identidade visual. A estréia da nova logomarca é fruto de estudos e reflete o processo contínuo de inovação e contemporaneidade da marca. “Em sessenta anos de história esta é a sexta vez que mudamos a logomarca da rede Pão de Açúcar. Essa atitude mostra nosso compromisso com as mudanças e tendências de comportamento e as adequações que temos que fazer ao longo dos anos para melhor atender e responder as mudanças e expectativas dos nossos consumidores”, afirma José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar. “A nova logomarca traduz essa atitude da marca cuja vocação é a inovação”, completa.

 

Desenvolvida pela FutureBrand, a nova logomarca se apresenta em formas orgânicas, maior transparência e luminosidade, que remete ao frescor dos produtos, ao formato mais arredondado que confere calor humano, ao uso de um traço contínuo, inspirado na imagem do infinito, e uma cor única, o verde. “Nossos morrinhos estão mais leves e joviais e reforçam os valores do Pão de Açúcar, como confiança e qualidade”, completa Tambasco ao se referir a algumas das características apontadas pelo grupo de pesquisa durante o processo de desenvolvimento e definição da nova identidade visual.

 

A mudança teve como ponto de partida o consumidor. Para entender quais as expectativas em relação à marca foram envolvidos vários institutos de pesquisa (Ibope, Research International, FutureBrand BC&H e PA Publicidade) que se utilizaram do branding experience, para analisar a forma com que o consumidor se relaciona com a marca.

 

A nova identidade visual resulta de várias opções apresentadas aos públicos participantes das pesquisas e atende a dois critérios: a representação da evolução sem romper com a “identidade” da logomarca atual, tendo em vista a força confirmada em pesquisa; aderência entre os diversos segmentos pesquisados com o objetivo de manter o target mais maduro (acima de 35 anos) e ser referencial para o público mais jovem. “O diagnóstico teve início há dois anos. Com base nos primeiros resultados, intensificamos os estudos e propostas, com pesquisas qualitativas, quantitativas e análise semiótica da marca em várias cidades brasileiras”, explica Fabiano Ferreira, diretor de marketing do Grupo.

 

A rede investiu R$ 3,3 milhões em estudos e desenvolvimento, incluindo: pesquisas, alteração da logo nas fachadas, troca dos materiais nas lojas e campanha nova. “A novidade será comunicada ao público por meio de uma campanha criada pela PA Publicidade, denominada ´Uma Nova Marca. O mesmo Pão de Açúcar´. Porque, naturalmente, tudo o que queremos é que o consumidor continue reconhecendo na nossa marca todos os valores que ela simboliza, inclusive a inovação”, afirma Tambasco. A campanha será veiculada em mídia eletrônica, impressa e PDV.

 

Para compor a nova identidade visual também estão programadas novas fachadas para as lojas. Na primeira etapa, serão 38 unidades da rede em São Paulo que receberão plaqueta cerâmica em diferentes tons de verde (4) que partem de um módulo inicial e se repete para as laterais, fazendo giros de 90º anti-horário. Essa montagem visa resultar numa harmonia perfeita com a nova logomarca e fortalecer o reconhecimento na paisagem urbana. Neste âmbito, o elemento de identidade visual é o pórtico verde que conecta a linguagem interna da loja com o exterior.

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