Segundo estudo da Associação Brasileira de Automação-GS1, para 71% dos consumidores, tanto na loja física quanto na on-line os produtos devem ter o mesmo código de barra
Os consumidores estão cada vez mais atentos às informações dos produtos, utilizando o número do código de barras no processo de compra. Para 79% dos consumidores, as informações dos produtos devem ser idênticas tanto na loja física quanto na on-line. Para 71% dos consumidores, tanto na loja física quanto na on-line os produtos devem ter o mesmo código de barras. E 55% das pessoas usam o número do código de barras para se certificar de que estão visualizando o mesmo produto na loja física e on-line.
As constatações fazem parte da pesquisa “Tendências de Consumidores”, realizada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que ouviu 4 mil pessoas entre 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023 em todas as regiões do País, com a finalidade de auxiliar as empresas a formarem suas estratégias para melhorar cada vez mais os resultados de vendas. “Nosso objetivo é oferecer subsídios como hábitos de compras, identificação de tendências na preferência de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar”, relata o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira.
De acordo com as respostas dos consumidores entrevistados, os canais digitais de pesquisa são os preferidos. Tudo começa pela forma como o consumidor faz sua pesquisa sobre os produtos de seu interesse. 58% buscam o procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.
Escolha do canal de compras
Para fazer a escolha em sites de compras, 55% dos consumidores verificam avaliações de outros compradores, sendo que 50% deles dizem valorizar a identificação clara dos produtos. As imagens dos produtos valorizam a escolha para 44% dos consumidores, e 42% prezam por um processo de compra rápido e sem burocracia.