Números da Rakuten Advertising reforçam novos hábitos de consumo e auxiliam no preparo para a alta temporada do e-commerce que, neste ano, inclui também a Copa do Mundo
Apenas no quarto trimestre de 2021, período que incluiu a Black Friday e a Cyber Monday, no Brasil 60% dos cliques foram feitos por dispositivos móveis, enquanto os computadores representaram 35% das interações totais. A informação, visando orientar as marcas para o período que envolve Black Friday e Copa do Mundo, faz parte dos insights constantes de pesquisa divulgada pela Rakuten Advertising “A proximidade da temporada de pico nas vendas do e-commerce novamente traz à tona a corrida pelo market share e pela conquista do maior número possível de conversões nesse período, apontado como o mais rentável no ano para o varejo on-line”, comentou Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil
De acordo com o levantamento, especificamente no momento da conversão, a preferência no ano passado foi também por aparelhos móveis, utilizados em 50% das compras finalizadas por brasileiros. O número representa uma alta significativa em relação aos últimos anos, levando a uma ultrapassagem do mobile em conversão, com um índice de 4,6% – contra 4,4% dos PCs no período.
Intenção de compra
“Segundo o termômetro de consumo divulgado pelo Grupo Globo, é esperado para novembro de 2022 uma Black Friday mais aquecida em relação aos últimos anos, já que a expectativa apurada é de que 50% dos brasileiros pretendem comprar algo”, analisou o executivo. Segundo ele, a Copa do Mundo do Catar também promete impulsionar boas oportunidades de venda, uma vez que 56% dos entrevistados pretendem comprar algo por causa do torneio e 72% têm a intenção de aproveitar as promoções da Black Friday durante a competição da Fifa.
Em linha com esses dados, a pesquisa da Rakuten Advertising prevê um aumento das vendas on-line intermediadas por publishers, os parceiros de conteúdo na internet, no segundo semestre de 2022. Essa estimativa dá sequência ao crescimento de 40% nas vendas geradas por sua rede brasileira de afiliados no segundo trimestre deste ano, nas categorias de Vestuário, Beleza, Saúde e Bem-Estar e Lojas de Departamento.
Novo cenário do e-commerce
Na concepção de Tanisho, “marcado por uma alta concorrência que disputa a atenção do consumidor, a temporada de pico do e-commerce faz saltar aos olhos a importância de uma estratégia de performance quando o objetivo é tirar o melhor proveito possível dessa época propícia para compras. Na prática, isso significa que marcas devem estar preparadas para se adaptarem à experiência mobile, uma vez que muitas das pesquisas e conversões estão migrando para esse ambiente”, avalia. “Uma valiosa ferramenta para esse momento é justamente o marketing de afiliados, que aumenta o potencial publicitário das marcas que anunciam na internet, destacando-as em meio a uma grande corrida pela atenção do consumidor online”.
Para ele, o marketing de afiliados tem um papel importante nesse período de pico. No quarto trimestre de 2021, sites de cupons e vouchers geraram 37% dos pedidos feitos no e-commerce por meio da rede de afiliados da Rakuten Advertising, seguidos por sites de fidelidade e recompensas (26%) e canais de conteúdo que integram a sub-rede (18%).