Apostando na expansão do varejo físico no País, modelo de negócio inclui venda de produtos, oferta de serviços, como banho e tosa, e atendimento médico-veterinário
O Grupo Petlove, marca nativa do e-commerce e que vem expandindo seu ecossistema de atuação, anunciou a estreia no sistema de franquias. O primeiro contrato, assinado em janeiro, dá início a um plano estruturado que contempla a inauguração de 10 a 20 unidades ainda neste ano. Além da venda de produtos, o modelo inclui a oferta de serviços, como banho e tosa, e também atendimento médico-veterinário, com uma clínica Vetsmart. A primeira unidade franqueada ficará localizada no bairro de Perdizes, na capital paulista, e tem abertura prevista para abril.
“O processo de expansão será gradativo, com implantação faseada, já que o objetivo é que a companhia siga próxima da operação e garanta ao franqueado um acompanhamento e uma consultoria de excelência. A seleção de candidatos será customizada e exclusiva, ou seja, com padrões rígidos de qualidade, formando uma rede qualificada para atender aos tutores e pets. Para 2025, após esse passo inicial, o plano é chegar em 100 unidades”, explicou Talita Lacerda, CEO do Grupo Petlove.
Modelo único
De acordo com a executiva, “o objetivo é democratizar o cuidado com os pets, empoderando empreendedores e médicos veterinários, e a nossa expansão, por meio do sistema de franquias, está alinhada a essa missão que assumimos como marca. Para além desse propósito inegociável, sabemos que a operação física permite que estejamos próximos dos nossos clientes, criando pontos de contato, promovendo experiências únicas e fomentando a lembrança de marca – critérios extremamente relevantes dentro do nosso plano de negócio. A franquia da Petlove é um modelo único no mercado pet, com foco em produtos, serviços e saúde. O franqueado se beneficia com o direcionamento de pedidos com entrega rápida e de retirada em loja que vêm do nosso e-commerce, podendo vender planos de saúde e criar sua própria carteira de clientes/vidas com remuneração exclusiva”.
Para se tornar um franqueado, o investimento é de aproximadamente R$600 mil, com ponto de equilíbrio (breakeven) em seis meses e payback em menos de 30 meses. “Vale destacar que o segmento pet segue registrando crescimento ano após ano: com desempenho de mercado acompanhado até setembro de 2023, a estimativa é que o setor pet brasileiro tenha faturado R$ 68,9 bilhões, com uma evolução anual de 14%. Os dados são do Instituto Pet Brasil”, salientou a CEO.
Atualmente, a Petlove já conta com sete lojas em São Paulo – Moema, Tatuapé, Braz Leme, Cidade Jardim, Tutoia, Campo Belo e Sócrates -, uma em Santos, uma em Santo André e também um quiosque em São Paulo (Veros Hospital Veterinário). As unidades apostam no conceito phygital com a integração entre as compras presenciais e on-line por meio de uma prateleira infinita, na qual os clientes podem adquirir itens e serviços no catálogo online da marca, além dos produtos disponíveis no salão de vendas, ampliando as possibilidades de vendas. Nos espaços, é possível ainda a aquisição de plano de saúde pet, além da oportunidade de retirar produtos comprados pelo site ou app da marca. Além disso, há também os serviços como banho e tosa e atendimento veterinário, ambos mediante agendamento prévio.