Poupatempo registra 85% dos atendimentos concluídos digitalmente

Nos 10 primeiros meses do ano, foram mais de 35 milhões de solicitações realizadas de forma remota

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Murilo Macedo, diretor da Prodesp
Murilo Macedo, diretor da Prodesp

No caminho da consolidação dos atendimentos on-line, o Poupatempo registrou, nos 10 primeiros meses do ano, mais de 35,3 milhões de atendimentos digitais. Somente no último mês de outubro, foram contabilizadas 6,6 milhões desse tipo de interação. O número representa 19% da quantidade total dos atendimentos do programa em 2021. De acordo com Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa do governo paulista responsável pelos serviços – os serviços digitais representam hoje 85% dos atendimentos e a projeção é que esse percentual cresça ainda mais. “As pessoas têm aceitado muito bem o formato digital do Poupatempo. A tendência dos serviços on-line veio para ficar, principalmente pela segurança e facilidade em ter tudo rápido e na palma das mãos”.

Neste mês de novembro, o programa ultrapassou a marca de 160 opções disponíveis no portal, no aplicativo Poupatempo Digital e em totens de autoatendimento, “tudo com a mesma qualidade dos serviços oferecidos nas unidades físicas, que também seguem em ritmo de expansão com novos postos em funcionamento, mais modernos e integrados ao Detran-SP, beneficiando inclusive cidades de menor porte”, afirmou o diretor.  

Entre as novidades desse ano estão Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e); o acompanhamento de solicitação de segunda via de CNH;  a consulta de multas aplicadas pelo Detran.SP; agendamento de exame teórico para primeira habilitação, Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), reabilitação e nova habilitação, e Consulta de instauração de processo de suspensão da CNH, além de serviços municipais, que crescem com o anúncio de novas unidades do programa. 

Serviços mais procurados
Destacam-se ainda as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, disponível no aplicativo Poupatempo Digital. A versão digital da carteira contabiliza mais de 6,7 milhões de acessos. Já o Certificado de Vacinação soma mais de 1 milhão de acessos na versão em português e outros 88 mil em inglês. Também pelo app, é possível fazer a consulta aos benefícios pagos pelo Bolsa do Povo, maior programa de assistência social e transferência de renda da história do Estado, bem como mais detalhes sobre os valores e datas de recebimento. 

Os serviços mais procurados pelo app, portal e totens de autoatendimento são, por exemplo, a renovação de CNH, licenciamento de veículos, pesquisa de pontuação, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de débito de veículos, multas, situação eleitoral, consulta de Registro de Aluno (RA) para a rede estadual de ensino, entre outros. 

Até 2022, a Prodesp disponibilizará mais de 240 atendimentos digitais nas plataformas do Poupatempo.  “A Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços on-line e atender aos anseios da população, cada dia mais busca por facilidades e autonomia para realizar seus atendimentos de onde estiver, pelo celular ou computador, 24 horas por dia, sete dias por semana”, concluiu Macedo.