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Pronto para dar largada?

Por pior que ela seja, a crise acaba sendo um divisor de águas para as empresas. Aquelas mais preparadas e que continuam procurando por inovações acabam se destacando, ficando à frente na corrida pela conquista de mercado. Aliás, Thiago Regis Rodrigues, diretor de arte e novos negócios da Pílula Criativa, avalia que esse será um ano tão concorrido quanto uma Fórmula 1. “No início, todos estão juntos e aglomerados tentando chegar à primeira colocação. Porém, após algumas voltas, só os realmente preparados ficarão nas primeiras posições”. E o marketing pode ser um combustível para impulsionar as marcas. Em entrevista exclusiva à ClienteSA, o executivo conta mais sobre como se tornar vencedor nessa disputa.
ClienteSA: Em sua opinião, o que podemos esperar do mercado de gestão de clientes em 2016? 
Rodrigues: O ano de 2016 será difícil, assim como os últimos dois anos. Porém, acredito que as empresas estão se adaptando aos momentos de crise e traçando novos caminhos para se manterem vivas. Os cenários críticos, apesar de assustadores, também geram boas oportunidades de inovar o modo de lidar com clientes. Aproximá-los da marca ou produto e fideliza-los. O momento é propício para se destacar das empresas que estão “na retranca”, gerenciar melhor sua base de clientes e captar novas oportunidades.
O que fará uma empresa ter melhor resultado que a concorrência?
2016 será como uma corrida de Fórmula 1. No início, todos estão juntos e aglomerados tentando chegar à primeira colocação. Porém, após algumas voltas, só os realmente preparados ficarão nas primeiras posições. Planejamento estratégico e trabalho digital são as melhores ferramentas para sair na frente da concorrência, gerar mais oportunidades e manter a empresa saudável nos próximos anos.
Qual será a importância do marketing para as empresas na questão de conquista do consumidor neste ano?
Acredito que o marketing será o combustível aditivado que fará umas empresas se destacarem mais do que outras. Por mais que a crise seja algo relativamente ruim, ela também acaba fortalecendo as empresas que permanecem no mercado, pois a concorrência “diminui”. Em resumo, algumas empresas estarão a pé, enquanto outras estarão a toda velocidade.
Qual será a maior tendência da área que as empresas precisarão investir?
O inbound marketing é a bola da vez. Gerar conteúdo que seja relevante ao consumidor, ao invés de empurrar produtos e serviços goela a baixo é a alternativa que diversas empresas estão usando para gerar consumidores e clientes assíduos. Mudar o modo tradicional de captação de clientes para o inbound marketing é uma tendência entre as empresas, que têm conseguido alcançar melhores resultados com menor investimento e mais assertividade.
Há alguma dica para as empresas voltada à gestão do cliente para 2016?
Aproxime-se mais do seu cliente, gere informações e conteúdos que sejam consumidos de forma gratuita. Busque feedbacks de seus consumidores e otimize processos, inove formas de vendas, de atendimento, de acompanhamento, para que a inovação gere a motivação de compra do seu consumidor.

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