Segundo pesquisa da OLX, apenas 32% pretendem usar branco na oficialização da união
No mês das noivas, a OLX, marketplace de classificados de produtos usados, autos e imóveis, buscou mapear o comportamento de noivos e de recém-casados em relação a casamentos. A pesquisa identificou que 45% dos entrevistados consideram a compra do traje em uma loja on-line, e que 44% adquiriria a veste de segunda mão por meio da plataforma. Além do alto percentual de pessoas que não pretende ir à uma loja física para efetivar a compra da vestimenta, outra tradição que está ficando para trás é o uso da cor branca no grande dia. Apenas 32% pretende usar branco, enquanto 24% usará outras cores e 11% irá incorporar trajes culturais e/ou pessoais.
Quando questionados sobre os itens que comprariam de segunda mão, os mais respondidos foram sapatos (40%), porta alianças (37%) e brincos (32%). A pesquisa da OLX constatou, ainda, que a maioria pretende investir até R$1 mil na aquisição da veste cerimonial. E dos que têm a intenção de gastar mais que R$5 mil, a maior fatia são os Baby Boomers. “O comércio de usados é uma realidade muito presente no universo dos casamentos. No caso do traje especial, além de ser uma escolha mais sustentável e econômica, há alto potencial de revenda, pois dificilmente a mesma pessoa irá repetir o uso daquela vestimenta, e que, portanto, pode gerar um dinheiro extra”, pontuou Flávio Passos, VP de autos e bens de consumo do Grupo OLX.
Sobre o formato do casamento, 32% pretendem oficializar o matrimônio apenas no cartório, mesmo porcentual que planeja casar tanto na cerimônia civil quanto na religiosa. No recorte geracional, a Gen Y é minoria na realização dos dois formatos de casamento, com 27% entre essa faixa. A Gen Z, por outro lado, é a que mais se interessa por esse tipo de celebração, atingindo 35% das escolhas. Já regionalmente, o Sul é o mais adepto de ambas cerimônias, com 42% das respostas; o Norte é o com menos, com 11%. A escolha por apenas religioso é mais comum no Centro Oeste, com 15% das escolhas.