Estudo realizado pela Nuvemshop indica o perfil do empreendedor e os desafios enfrentados para vender via digital
O empreendedorismo digital ainda é uma jornada solitária no Brasil, já que 73% das lojas virtuais são administradas apenas por uma pessoa, enquanto 27% dessas PMEs possuem de dois a cinco colaboradores. Os dados fazem parte da nona edição do “NuvemCommerce”, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais. “Por mais um ano, vemos que a maioria dos empreendedores não têm funcionários e muitos ainda mantêm outras fontes de renda além do e-commerce. Apesar dos desafios, os pequenos e médios negócios são parte essencial da economia. Entender esse cenário é fundamental para continuar reduzindo as barreiras para empreender on-line no País”, comentou Daniela Spinardi, diretora de pequenas e médias empresas na Nuvemshop.
Perfis no varejo digital
Sobre o perfil desses negócios, 76% deles não possui loja física. Em relação aos produtos vendidos, 42% dos lojistas compram de fornecedores para revenda e outros 20% trabalham com o dropshipping, revendendo produtos nacionais ou internacionais. Além disso, 19,5% das lojas virtuais atuam somente com fabricação própria, enquanto mais de 13% fabrica e compra de fornecedores ao mesmo tempo.
Para Fernanda Peco, lojista Nuvemshop desde janeiro de 2022 e proprietária da Thebosh, a organização é a chave do crescimento do negócio. “A sobrecarga é o maior obstáculo para os empreendedores individuais e planejar é imprescindível para ter sucesso. Percebi que é necessário começar a preparação com meses de antecedência para lidar com sazonalidades e picos de demanda como o Dia das Mães. Apesar das dificuldades, vejo meu negócio crescendo em todas as frentes e, em 2023, o faturamento aumentou aproximadamente 50% em comparação a 2022 e o ticket médio foi de R$ 80,79 para R$ 91,72. Em 2024 a Thebosh atingiu a categoria de microempresa e com apoio, principalmente na área contábil, espero conseguir tempo para investir ainda mais na expansão da empresa”.
Já sobre as características do pequeno e médio empreendedor do varejo digital, a pesquisa indica que pouco mais da metade dos entrevistados (60%) têm até 39 anos de idade e 47% não têm filhos. Além disso, muitos jovens estão apostando neste formato: quase 17% dos entrevistados têm de 18 a 24 anos. Sem contar que o e-commerce nem sempre é a única renda da casa: cerca de 39% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Em relação à escolaridade, o perfil é bastante diverso: 35% têm ensino superior completo; 32,5% estudaram até o Ensino Médio; e 11% realizaram uma pós-graduação.