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Augusto Lins, presidente da Stone

Stone e Propague lançam índice de atividade econômica do varejo

Em sua primeira edição, o índice aponta que as vendas cresceram 1,02% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022

A Stone lança, em parceria com o Instituto Propague, o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que apresenta dados mensais de movimentação no setor. A análise nacional aponta que em janeiro de 2023 as vendas cresceram 1,02%, quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. A metodologia do índice é baseada na do Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), dos Estados Unidos.

“O novo índice econômico é um instrumento útil para a sociedade em geral, dos varejistas aos gestores públicos. Nosso propósito é compartilhar essas análises de forma ampla para que mais pessoas possam acessar e estudar o cenário nacional do varejo, sem contar no suporte aos empreendedores na tomada de decisões que colaborem com o crescimento de seus negócios. Como processamos um volume enorme de transações do varejo todos os dias, vamos dividir esse conhecimento sobre o segmento mensalmente para ajudar a medir a temperatura das vendas”, afirmou Augusto Lins, presidente da Stone.

De acordo com o levantamento, o resultado positivo registrado no primeiro mês do ano reflete, principalmente, o mercado de bens de consumo. Impulsionado pela normalização do calendário de volta às aulas desde o início da pandemia, o setor de papelarias e livrarias teve forte alta de 16,51% em relação a janeiro de 2022. Enquanto isso, o setor de vestuário chamou a atenção por reverter uma trajetória de queda, com aumento de 10,36% no volume de vendas do período analisado, após quedas de 5,14% e 2,87%, respectivamente, em novembro e dezembro do ano passado.

“Estudamos o mercado a fundo e identificamos a necessidade de jornalistas, pesquisadores e demais profissionais do mercado varejista acessarem um levantamento completo com dados abertos para apuração. Partindo desse ponto, criamos um relatório que vai ajudar a entender o varejo nacional, com os movimentos setoriais e as oscilações de mercado”, explicou Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento,.

Dados regionais

O novo índice traz também dados regionais, alguns deles surpreendentes. A maioria dos estados (18 de 27) registrou um início de 2023 positivo, cujos destaques, quando comparados a janeiro do ano passado, foram Espírito Santo (12,02%), Pará (9,03%), Paraíba (8,19%), Minas Gerais (6,77%), Santa Catarina (5,86%), Paraná (5,59%), Piauí (4,73%) e Bahia (4,55%). Já os estados que apresentaram queda foram Rio Grande do Norte (4,73%), Rio Grande do Sul (3,19%), Sergipe (1,31%) e Rio de Janeiro (0,76%), além do Distrito Federal (4,16%).

Metodologia

A Stone vai utilizar a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar aos Estados Unidos. O objetivo é mapear dados de pequenos a grandes varejistas e divulgar até o décimo dia de cada mês subsequente.

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