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Gabriela Maraia, head de business da Greenpark

SXSW: O design como ferramenta poderosa de aproximação com o público

O case da Nasa e o uso do design como ferramenta poderosa que une o trabalho feito no espaço com a imaginação das pessoas, criando uma visão mais humanizada e até emocional do trabalho científico

Autora: Gabriela Maraia

Missões espaciais e tudo o que permeia o Universo muitas vezes pode parecer complicado e misterioso para nós aqui na Terra, mas o “Nasa by Design”, tema de mais um painel do SXSW 2024, chega como uma ferramenta para tornar esses assuntos mais acessíveis e transformar o espaço em uma narrativa com a qual o público consiga se identificar de alguma forma.

Com uma equipe dinâmica e talentosa de designers de diversas origens, incluindo agências e estúdios de produção, o projeto se dedica à transformação das missões, dados, fotos e vídeos da NASA em um conteúdo criativo e envolvente com foco no público em geral. 

O compromisso dessa iniciativa é converter pesquisas científicas elaboradas e projetos ambiciosos, como o Artemis, em materiais e narrativas acessíveis para um público mais amplo através da combinação de design e criação de conteúdo. Mas como fazer isso?

Para criar essas peças, o time tem à sua disposição tesouros guardados dentro do próprio banco de dados da NASA, composto por imagens, vídeos e dados, que servem como a base para o trabalho dos designers. 

Com esses recursos, os profissionais transformam dados científicos em infográficos didáticos e lúdicos, por exemplo, e em outras peças, traduzindo conceitos complexos em formatos visualmente atrativos e fáceis de entender. 

O resultado? O projeto consegue proporcionar visibilidade sem precedentes aos projetos da NASA, além de criar conexão com uma audiência maior. É o uso do design como ferramenta poderosa que une o trabalho que é feito no espaço com a imaginação das pessoas, criando uma visão mais humanizada e até emocional do trabalho científico.

As discussões e os insights trazidos por alguns dos designers do projeto, mostram que é possível trazer soluções criativas e humanizar marcas que nem sempre têm uma conexão natural com as pessoas. Basta ter um pouco de imaginação e um time com ideias fora do comum para criar narrativas e conteúdos engajadores e que despertem a identificação da audiência.

Gabriela Maraia é head de business da Greenpark.

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