Pedro Cadina, CEO da Vianews

Tendências para alavancar a comunicação das empresas em 2023 

Novidades em ascensão prometem unir cada vez mais tecnologia, interatividade e conexão entre marcas e consumidores

Autor: Pedro Cadina

Com o avanço da tecnologia, acelerado sobretudo pela pandemia da Covid-19, o mundo passa por transformações e reestruturações em diversos âmbitos, numa velocidade sem precedentes. Uma dessas mudanças está relacionada a um novo perfil de consumidor, cada vez mais exigente, conectado, empoderado e, claro, digital.

De olho nesse cenário, quem já está com todos os holofotes voltados a esse movimento é o segmento publicitário, responsável não só por adequar a comunicação de marcas e empresas a essa realidade, como por atender às necessidades desse novo público-alvo.

Segundo o estudo Inside Advertising 2022 realizado pela Kantar, somente em 2021 o setor atraiu expressivos R$ 69 bilhões em investimentos em compra de mídia, um aumento de 29% na comparação com o ano anterior. E as projeções apontam para continuidade do crescimento – de acordo com a Kantar, o primeiro semestre de 2022 superou em 22% o mesmo período de 2021, atingindo o patamar de R$ 17,6 bilhões de investimento.

Em meio a tais projeções, identifico cinco tendências em ascensão nos últimos meses que prometem aquecer ainda mais o mercado publicitário, unindo tecnologia, interatividade e conexão. São elas:

O potencial do metaverso

Construído em um ambiente virtual que simula a realidade e no qual é possível interagir com outras pessoas através de avatares, estudo da McKinsey prevê que o metaverso se tornará um mercado de U$ 5 trilhões até 2030. Ainda segundo o estudo, sua principal fonte de recursos deverá ser o comércio eletrônico, respondendo de US$ 2 trilhões a US$ 2,6 trilhões de todos os gastos até 2030, seguido da publicidade virtual, com receita associada prevista entre US$ 144 bilhões e US$ 206 bilhões.

Realidade aumentada

Diferente do metaverso, a realidade aumentada é um ambiente de imersão, criado por meio de ferramentas computacionais. Nesse caso, há uma intersecção do mundo físico com o mundo virtual, como acontece quando escaneamos um QR Code estampado em um objeto físico e dali pra frente somos direcionados ao ambiente digital.

Alternativa mais acessível tanto para empresas quanto para os consumidores se comparada ao metaverso, a realidade aumentada é uma excelente ferramenta para o marketing digital, pois ajuda a engajar o consumidor e impulsionar sua decisão de compra. Isso porque pode facilitar, por exemplo, o acesso a informações que vão do preço de um determinado produto após a leitura de um código de barras até a prova de roupas ou maquiagens por meio da câmera do computador ou do celular.

A era dos vídeos

Com o boom do TikTok, muitas redes sociais começaram a priorizar conteúdos produzidos em vídeo com o objetivo de reter seus usuários. A plataforma que mais se adaptou para encarar a concorrência foi o Instagram, destacando publicações em reels e configurando sua timeline para mostrar vídeos aos usuários que antes eram impactados por imagens estáticas.

Isso já se reflete no mercado publicitário, com maior aderência ao formato para anúncios nas redes sociais, impactando o público-alvo com vídeos institucionais, educativos, humorísticos e produções feitas por influenciadores digitais. 

Marketplaces em novo patamar

Operando como um “shopping center virtual”, os marketplaces saltaram de patamar no mercado brasileiro após a pandemia, liderando a preferência de 86% dos consumidores brasileiros quando o assunto é conveniência para compras online, segundo estudo global feito pela Mirakl.

Tamanho crescimento consolidou o marketplace como um espaço publicitário rentável, elevando a exposição e vendas de parceiros de segmentos diversos em um só canal, o que certamente seguirá tendo grande relevância nos próximos anos.

Eventos híbridos 

Os eventos estão aos poucos sendo retomados no pós-pandemia. Aprendemos ao longo dos últimos dois anos que o formato virtual funciona bem nas nossas vidas. Dos estudos ao trabalho, o formato online nos permitiu seguir com nossas tarefas. Porém, é indispensável ao ser humano socializar. Vivemos em sociedade e precisamos estar reunidos de forma presencial em diversos momentos. Assim, a tendência para o futuro é o formato híbrido, mesclando o melhor do presencial e do virtual. 

Os eventos híbridos já estão acontecendo e trazem a possibilidade de expandir a audiência, uma vez que derrubam as barreiras geográficas e permitem que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, participe. Isso sem falar na economia de tempo de deslocamento e financeira, se considerarmos viagens de avião e acomodação. 

Mas é importante garantir no formato online a mesma qualidade das experiências disponíveis no evento presencial. Recentemente o Zoom Events, solução de eventos do Zoom, anunciou recursos para auxiliar os organizadores de eventos na construção e gerenciamento de eventos híbridos. Entre as funcionalidades estão inclusive uma área virtual de expositores, com estandes das marcas com os quais os participantes podem interagir e conversar. 

Seja qual for a tendência escolhida para compor uma estratégia publicitária, há um denominador comum a todas elas: a empatia. Diante de tantas alternativas e novidades, é preciso colocar-se no lugar do consumidor e entender suas dores e necessidades, para assim tornar sua jornada cada vez mais ágil, efetiva e conveniente.

Pedro Cadina é CEO da Vianews.

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