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Totvs cria experiências multicanais para varejo

A transformação do varejo começou pelas pessoas, que esperam das marcas novas formas de atendimento e relacionamento. Para ajudar as empresas a se movimentarem nessa direção, a Totvs estruturou pacotes de “Experiências para o Varejo”, que mostram como as tecnologias podem atuar isoladamente ou em um grande conjunto integrado, em função de uma nova vivência, tanto para o varejista quanto para o vendedor e o consumidor.
Apesar de mostrar diversas possibilidades, a visão da Totvs é que a jornada de transformação digital do varejo deve começar com pequenos passos. Iniciativas localizadas, com escopo bem definido, e aplicadas em um conjunto menor de clientes e lojas, permitirão avaliar o impacto das estratégias digitais sem provocar alterações em larga escala na empresa. “É um processo de aprender e adaptar à medida em que se vai conhecendo o comportamento e as respostas do cliente. Por isso, criamos pacotes de soluções que combinam diferentes tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência”, comenta Ronan Maia, vice-presidente de distribuição e varejo da Totvs. As soluções serão apresentadas no Latam Retail Show 2017, que vai de 29 a 31 de agosto, em São Paulo.
Experiência de Click and Collect + Locker
Realizar a compra em qualquer ambiente digital e programar a retirada em uma loja física já é uma grande evolução para as redes varejistas no Brasil. Agora, além desse recurso, a Totvs lança a possibilidade dessa retirada ser em um locker – armários seguros, que podem ser colocados estrategicamente em diferentes pontos, de um posto de gasolina a um minimercado. O cliente escolhe o locker mais próximo e recebe uma ativação de código de segurança para a retirada do produto.
Experiência de compra no Facebook
Hoje, o consumidor quer se relacionar com a marca em todos os canais, inclusive pelos aplicativos de conversas instantâneas. Usando a tecnologia de chatbot plugada ao e-commerce Ciashop by Totvs, o cliente pode tirar dúvidas, ver ofertas e até comprar pelo Messenger, do Facebook, ou pelo WhatsApp.
Experiência de display commerce + Gôndola infinita
De dentro da loja, o cliente vivencia os benefícios do ambiente virtual. Diante de alguns produtos estratégicos, um display commerce mostra mais conteúdos e informações, assim que as mercadorias são retiradas da prateleira. Esta mesma tela traz a vivência do conceito de gôndola infinita, pois é possível comprar qualquer produto, inclusive os que não estão na loja. O consumidor navega pelas informações, podendo fazer toda a compra e agendar a entrega do produto (em casa ou em um locker) ou chamar o vendedor para que ele finalize o processo por meio de um PDV móvel. Além disso, uma vitrine de recomendação personalizada faz sugestões de produtos que possam interessar àquele usuário. A responsável por isso é a Carol, plataforma de dados e inteligência artificial, que cruza diversas informações sobre históricos de navegação, carrinhos abandonados, redes sociais, entre outras, para oferecer itens com base nas preferências do consumidor. Esta experiência traz ainda o benefício extra ao varejista e ao fabricante: o armazenamento e monitoramento dos dados de movimentação versus a conversão desses produtos ligados ao display commerce.
Experiência de Loja sem caixa com Machine Learning
Com um PDV móvel, a loja para de ocupar espaços com caixas e passa a utilizá-los com produtos ou outros meios para atrair o consumidor. Com este recurso, o vendedor consegue fazer todas as operações de rotina, com o diferencial de oferecer ao cliente um atendimento com a sensação de exclusividade, sem filas, feito por um único funcionário. O sistema também é plugado a inteligência artificial Carol e faz recomendações para o vendedor sugerir àquele cliente especificamente, no momento da compra.
Experiência de aplicativo com m-commerce
Todas as interações do cliente com a marca são integradas, seja no e-commerce pelo computador, pelo celular ou se ele tem o aplicativo da loja instalado, as suas informações transitam igualmente em qualquer plataforma. Dessa forma, é possível iniciar um carrinho pelo app, Chatbot ou atendimento humanizado pelo WhatsApp, e finalizar a compra pelo desktop, por exemplo, com acompanhamento do pedido em qualquer um dos canais. O cliente também pode optar pela modalidade de autoatendimento, com o Pick and Go – de dentro da loja e com o aplicativo da marca -, ele faz a leitura do código de barras do produto, o pagamento online e ainda manda imprimir o cupom fiscal. A compra é concluída sem a intervenção de nenhum vendedor.

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