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Twitter é acessado por 7 em cada 10 jovens da geração Z diariamente

Música, eSports, programas ao vivo, filmes e séries e “trejeitos do Twitter” são os assuntos mais relevantes na plataforma para a gen Z

De acordo com levantamento do time de pesquisa do Twitter Brasil, quase 40% dos jovens da chamada geração Z usam a plataforma e 67% são heavy users. Só no primeiro semestre de 2022, 51% de todos os tweets feitos no país foram realizados por pessoas dessa faixa etária. “É bem provável que você já tenha se deparado com algum tweet explicando ‘como não ser cringe’ e oferecendo dicas de como se comunicar com a geração Z. Os jovens entre 15 e 24 anos tem sua própria linguagem, interesses e comportamentos, e marcam presença no Twitter”, comentou Lucas Andrade, analista de pesquisa da plataforma no Brasil.

Segundo a sondagem, os jovens dessa geração entram em todo tipo de conversa na plataforma, especialmente sobre entretenimento: música, eSports, programas ao vivo de TV, Filmes & Séries, e Trejeitos do Twitter (#novafotodeperfil, #faleitovele e outros tópicos inerentes à plataforma) são os temas favoritos. Super engajados com seus interesses, mais de 70% dos tweets relacionados à música, games e TV foram feitos por eles. De acordo com a pesquisa, a geração Z se agrupa em 6 comunidades no Twitter: ativistas, os principais defensores de causas sociais na plataforma; Nerds/Geeks, fãs da cultura nerd, que comentam animes, séries, filmes e games; os fãs de futebol, que comentam sobre os jogos, transações, craques e outros temas que envolvem o cenário nacional e internacional do esporte; K-poppers, aqueles que estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos; fãs de astrologia; e os eSports, fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos jogos que gostam.

Comportamento geracional

A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles, 67%, dizem que estão no Twitter para saber o que está acontecendo no mundo, enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para encontrar conteúdo sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%) e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência. 

“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas que possuem as mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o lugar ideal para encontrar tópicos sobre diferentes assuntos de forma atualizada e rápida. Para a geração Z, que já nasceu digital, é muito mais intuitivo e natural essa busca”, afirmou Andrade.

Quando comparada às demais gerações na hora de tweetar, a geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando 2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs do que as demais pessoas. Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% dos Tweets são Replies.

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