Um pé da tradição, outro na inovação

Executivo da Philips Walita expõe de que forma a empresa se reinventou para atender as diversas gerações e perfis de consumo

Como uma empresa cujo êxito é mais que centenário faz, nos dias atuais, para manter a cultura e a tradição dos produtos que cativaram tantos clientes ao longo dos anos e conquistar também as novas gerações? A resposta foi dada pela Philips Walita, reinventando produtos básicos com tecnologia digital, a partir do acompanhamento de perto dos feedbaks dos clientes. Disso surgiram, por exemplo, a airfryer conectada, a cafeteira super automática e o vaporizador que facilita a passagem de roupas. Contando como foi operada essa transformação, na busca por criar produtos que sejam relevantes para as diferentes gerações, Túlio Maia, gerente de marketing da Philips Walita no Brasil, participou, hoje (21), da 1053ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Chamando a atenção para a importância significativa das duas marcas que se uniram, Túlio lembrou que a Walita, empresa brasileira fundada em 1939, foi comprada, em 1971, pela Philips, que possui 133 anos atuando em vários mercados. Segundo ele, essa união veio passando por várias transformações ao longo do tempo, até que, em 2021, a Philips Domestic Appliances mudou seu nome para Versuni, transformando-se em uma casa de marcas, mantendo a marca Philips globalmente. “A empresa trabalha agora com diversas marcas no mundo, mas no Brasil mantivemos a marca Philips Walita, todas elas focadas em eletrodomésticos.”

De acordo com o executivo, o grande desafio, atualmente, é ter de lidar com cinco gerações diferentes presentes no mercado de consumo, desde a dos baby boomers até a Alpha. “Ou seja, temos aquele consumidor tradicional que tem apego emocional pelo legado de qualidade e produtos de longa durabilidade das marcas, ao lado de um outro consumidor totalmente conectado com a tecnologia. Precisamos nos manter relevantes para ambos os casos. Nesse sentido, temos uma fábrica e um centro de inovação para entender as necessidades do cliente, atuando end to end, ou seja, desde a concepção e fabricação do produto até a entrega, manutenção, suporte de pós-venda, etc.” Em resumo, ele expliou que trata-se de cuidar de todo ciclo de vida de produtos voltados para perfis de consumidores e formas de consumo diferentes. “É a manutenção do espírito de pioneirismo que caracterizou essas marcas.”

Há nove anos na empresa, onde entrou como engenheiro de produtos, Tulio assegura que acompanhou todo o background deixado pela cultura de qualidade das marcas, assim como o processo de transformação com as inovações que foram surgindo. “O consumidor brasileiro tem suas peculiaridades e, quando trazemos um produto lá de fora, cuidamos de adaptá-lo à forma de consumo do cliente local. Entretanto, ele é caracterizado como um ‘early adopter’, gosta de experimentar coisas novas e é muito receptivo à inovação. Então, em 2022, iniciamos o lançamento de produtos que são básicos e conectados digitalmente ao mesmo tempo, fazendo sentido para todos os tipos de público. A partir daí, passamos a ouvir o consumidor nacional para, se for o caso, incrementar melhorias que façam mais sentido.”

Nesse processo de acompanhar o ciclo de uso do produto pelo cliente para evoluir com inovações, o gerente citou o exemplo da “AirFryer Conectada”, que pode ser controlada à distância, por meio de um aplicativo home ID em smartphones e por controle de voz pela Alexa. “Quando lançamos qualquer produto, temos um amplo processo de acompanhar os feedbacks dos clientes. Temos o exemplo de um cliente que sentiu a necessidade de ser incluída na Airfryer Conectada uma programação automática de liga-desliga à distância. E essa função foi incorporada ao produto.”

Como desenrolar do encontro, Túlio teve a oportunidade de responder a várias questões trazidas pela audiência da live sobre o processo de aproximação com o público mais jovem, como faz para se diferenciar no mercado com tantas marcas concorrentes, quais os planos na área de cafeteiras super automáticas, entre muitas outras questões. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1052 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente.Aproveite para também se inscrever.

A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (22), recebendo Ana Paula Seixas, CEO do Mundo Verde, que abordará o desafio de encantar e estar à mão do cliente; na quinta, será a vez de Débora da Cruz, diretora de marketing da Goodyear do Brasil; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Comportamento do consumidor: Teremos (muitas) mudanças em 2025?”, reunindo Andrea Stoll, líder de NIQ E-commerce, e Renato Meirelles, presidente e fundador do Instituto Locomotiva.

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