Pesquisa da Cortex analisou mais de 1,1 milhão de empresas brasileiras e criou a segunda edição do ranking com setores que lideram a adoção de tecnologias digitais
Uma pesquisa realizada pela Cortex revelou que os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia para auxiliar o crescimento do negócio. Em seguida estão o financeiro, a indústria e a logística. No setor de varejo, líder em adoção tecnológica, o comércio de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam.
O estudo analisou 1,1 milhões de empresas, entre matrizes e filiais. Dessas, 24,9% foram identificadas com alto nível de tecnologia, 65% com médio e 25% com baixo nível de tecnologia. Ao todo, foram monitoradas 9.585 ferramentas tecnológicas e, entre as categorias analisadas, estão cloud providers, business e-mail hosting, CRM, marketing automation, aI services, blog, e-commerce, security entre outros. Nas empresas avaliadas com alto índice tecnológico, as que têm faturamento superior a R$ 500 milhões lideram, vindo a seguir as que faturam entre R$81 mil a R$360 mil, e em terceiro, as de R$ 81 mil para baixo.
Na avaliação de Patricia Romancini, diretora de ofertas da Cortex, os números se explicam por ser o varejo um dos setores que mais dependem da tecnologia para sobreviver. “Para acompanhar as mudanças do mercado é preciso investir em meios de pagamento mais modernos, ferramentas para gestão de estoque, logística, atendimento ao cliente omnichannel e em melhores experiências de compra. A pandemia fez com que a adoção de tecnologias nesse setor fosse acelerada e, por isso, muitas marcas tiveram que se adequar rapidamente às necessidades dos seus stakeholders”.
Soluções tecnológicas preferidas
O estudo mapeou as principais soluções de tecnologias utilizadas pelas empresas no Brasil e constatou que, para o e-commerce, por exemplo, surgem Shopify, Loja Integrada e Wix. Já para comunicação, as mais usadas são Microsoft Teams, Slack e Zoom. Mas quando o assunto é produtividade e colaboração, o top 3 fica com GSuite, Office 365 e Zoho. Para provedor Cloud, temos Amazon AWS, Locaweb e Google Cloud. Para segurança, o ranking fica com Symantec, Mcafee e TrendMicro.Patrícia entende que empresas que investem em tecnologia costumam apresentar um desempenho superior às demais. Porém, para ela, não adianta implementar tecnologias na empresa e continuar com o pensamento analógico. “As soluções digitais estão disponíveis para serem usadas com inteligência, a fim de, estrategicamente, mitigar riscos, diminuir custos, aumentar a produtividade, entre outros. Hoje, as empresas precisam apresentar respostas rápidas e eficazes para as constantes mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico”.