A Veloe anunciou a adoção de ações para facilitar a inclusão de novos colaboradores e clientes que tenham algum tipo de deficiência. Dentre elas, a adoção de assistente virtual e legendas em vídeos, impulsionadas pelos grupos internos criados para promover inclusão. Representatividade, acessibilidade e pluralidade para o dia-a-dia é um dos desafios e propósitos da marca para os próximos anos.
Soraya Bahde, diretora de Gente da Veloe, citou levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que 8,4% da população brasileira acima de dois anos tem alguma deficiência, o que representa mais de 17 milhões de pessoas. “A deficiência auditiva é uma delas e pensando na inclusão desse grupo, a Veloe adotou a Maya, assistente virtual responsável por traduzir os textos e imagens do site da marca para Libras – Língua Brasileira de Sinais”.
De acordo com a executiva, “um dos elos da nossa cultura, chamado ‘liberdade para ser quem eu sou’, tem sido o mote para as mudanças que temos promovido buscando maior inclusão e diversidade em nosso time e para nossos clientes. O trabalho remoto, com uso intensivo da tecnologia tem sido um grande aliado nesta jornada, mas é o olhar atento, promovido pelos grupos de afinidade do nosso programa ‘Todes pela Diversidade e Inclusão’, que nos faz enxergar oportunidades e promover novos comportamentos”.
Além da Maya, a Veloe incluiu as legendas e intérprete de libras nos vídeos institucionais. Outra iniciativa é a possibilidade de inclusão de legendas nas reuniões online, assim como a prática de começar os eventos virtuais com uma audiodescrição dos apresentadores. A organização também convida todos os colaboradores a participarem da reunião com a câmera aberta para facilitar a leitura labial para os colegas que tenham deficiência auditiva.
Para organizar esses e outros avanços institucionalmente, a Veloe conta com um Grupo de Afinidade, que se reúne para debater iniciativas que envolvam diversidade de gênero, raça e PcD, entre outras.