A Volkswagen do Brasil está desenvolvendo o “Projeto Gol – Para seu Futuro”, com o objetivo de promover a oportunidade do primeiro emprego e qualificar a mão-de-obra entre os jovens de comunidades carentes, oferecendo treinamento técnico e estágio de seis meses na empresa. A ação social é uma parceria com o estado da Bavária, a Câmara de Comércio Brasil Alemanha, a Instituição alemã BFZ e a Obra Kolping Brasil.
O projeto é voltado para jovens com idade entre 16 e 17 anos, provenientes de comunidades de alto risco social, são selecionados em testes de habilidades motoras e psicológicas para o trabalho na indústria, além de uma prova de conhecimentos gerais.
Na primeira fase, foram selecionados 10 jovens que iniciaram o estágio em junho na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP. Inicialmente, os estagiários passam por uma preparação no Senai-Volkswagen, onde recebem as primeiras instruções sobre mecânica e elétrica. Na sequência, são encaminhados às áreas onde vão observar e dar suporte a um especialista e, assim, aprender como funciona o negócio automotivo durante o programa. “Nós estamos cientes de nossa responsabilidade social e estamos contentes em ajudar esses jovens a aumentar suas chances no mercado de trabalho”, declara o gerente de treinamento corporativo, profiraum e gestão de aprendizagem da Volkswagen do Brasil, Frank Boehner.
“É uma grande chance de ingressar no mundo profissional”, afirma a estudante Débora Bocci, uma das selecionadas. Ao longo dos seis meses de estágio, os jovens conhecem os Centros de Treinamento, visitam as áreas produtivas e são encaminhados para atividades técnicas e de suporte a áreas como Estamparia, Armação, Montagem e Logística, entre outras. “A iniciativa é muito importante para empresa, pois promove a oportunidade do primeiro emprego para esses jovens. O projeto é um sucesso e estreia a 2ª fase em novembro, quando mais 10 jovens selecionados chegarão à fábrica”, destaca o gerente executivo da Academia e Gestão de Competências da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos.