Diretor de digital, canais especiais e negócios globais descreve como a tecnologia vem permitindo aproximar a marca dos consumidores
Depois de uma trajetória construída e consolidada no varejo físico, a Ypê decidiu acelerar a transformação digital, chegando a lançar o “ChatGPT dos cuidados com a casa”. Trata-se da Yara, assistente virtual com inteligência artificial generativa que, mesmo lançada há apenas um mês, já começa a demonstrar todas as suas possibilidades de aproximação dos consumidores com a marca. Esse movimento de avanço da empresa no digital foi detalhado, hoje (29), por Alexandre Gyurkovits, diretor de digital, canais especiais e negócios globais da Ypê, na 954ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Com larga experiência no varejo, Alexandre chegou à Ypê em fevereiro deste ano, na terceira onda de transformação digital de uma indústria que sempre teve foco no físico, no modelo B2B. Ele confessou surpresa ao constatar que a marca está presente em 95% dos lares brasileiros, sendo a segunda em frequência de compra no Brasil, só perdendo para a Coca-Cola. Isso o encheu de ânimo para propor inovações. “Esse cenário é uma mina de ouro para o digital. Os e-commerces querem produtos com compras muito recorrentes e com consumidores muito próximos da marca.”
Ele conta que o processo de transformação digital da Ypê teve início em meados do ano passado, com a contratação da agência Zmes, e foi acelerado com a sua chegada à empresa, entregando agora a primeira grande solução. Trata-se da Yara, assistente virtual com IA generativa que conversa e tira dúvidas dos consumidores sobre cuidados com a casa pelo site da empresa. Indagado sobre o nível de assertividade da solução, ele respondeu que ainda estão em um período de experiência e aprendizado, mas com ela já conseguindo responder a todas as dúvidas. “Nesse início de trajetória, percebemos que ela, como toda IA generativa, é capaz de responder, coletar dados e se atualizar. Todas as interações podem ser acompanhadas e vão trazendo para nós a missão de subsidiar o trabalho da Yara com informações. Por exemplo, uma consumidora perguntou como poderia limpar marcas deixadas pelos dedos na tela do celular. Não fabricamos nada específico para isso, mas temos produtos que podem ajudar a resolver. Então, há uma necessidade muito grande de gerarmos conteúdo para esse tipo de questão.”
Depois de citar mais casos concretos de dúvidas e pedidos dos consumidores, Alexandre disse que são insights para produção de conteúdo a partir de sua área. Outro aprendizado forte surgido nessa caminhada foi na relação com os varejos. “Muito se fala no uso de IA para facilitar nossa vida e a experiência do cliente, mas pouco se discute como produzir conteúdo para que a inteligência artificial possa ler, digerir e passar com segurança para o interlocutor. Então, nós, profissionais da área digital, temos que pensar como produzir textos, conteúdos e vídeos relevantes para que a IA recomende nossa marca, produtos e serviços, assim como a nossa maneira de fazer as coisas para o varejista e o consumidor final.”
Isso tudo vai ajudar, na opinião do diretor, a vencer um desafio que existe para a indústria que é de se aproximar mais do consumidor final, conhecendo com profundidade suas reais necessidades, bem como ajudar o cliente, que são os varejistas, a preencher seu marketing da marca fornecendo informações específicas sobre as vantagens e benefícios dos produtos. “Nossa principal missão não é vender, mas ajudar o consumidor a comprar, criando assim uma relação de confiança que adota o cliente e o fideliza. Alguns sites se diferenciam de outros exatamente por trazer comparação entre características de produtos e preços, com que estão ajudando também o varejista.” Houve tempo para o executivo responder mais questões levantadas pela audiência, falando sobre as mudanças na indústria pensando nos novos hábitos dos consumidores, a importância da Yara para a ocasião de uso do produto, as tendências de futuro da IA generativa e muitos outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 953 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã(30), com a presença de Gustavo Freitas, CEO da Mercadão dos Óculos, que falará da expansão nacional e olhar de inovação; na quarta, será a vez de Alexandre Nedel, CCO da Haribo no Brasil; na quinta, Rafael Souza, diretor de negócios da Vuon; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Loyalty: Para onde caminha o mercado de fidelização?”, reunindo Martin Holdschmidt, presidente da ABEMF, Thiago Brandão, CEO e cofundador da Loyalme, Márcia Martinez, head do clube giro, e Marina Montenegro, estrategista e pesquisadora de tendências na Rethink.