Imersão de dois dias reforçou a importância de ações centralizadas na experiência do cliente
A MPD Engenharia comemora o sucesso da segunda edição do Conexão Day, que transformou o Espaço TOTVS, em São Paulo, em um centro de debates e networking entre os dias 7 e 8 de outubro. “Com todos os ingressos esgotados em apenas 10 dias, o evento reuniu cerca de 600 participantes, representando 120 incorporadoras e construtoras em nível nacional, consolidando-se como um movimento essencial para o futuro do mercado imobiliário e da construção civil”, afirmou Adriana Dalonso, head de CX e relacionamento com o cliente da MPD Engenharia e idealizadora do evento.
De acordo com a executiva, “o Conexão Day nasceu em 2024 pela falta de preparo geral dos profissionais da área para gerir CX de forma vital e estratégica. Decidimos reunir todo esse pessoal, com palestras, painéis e treinamentos para promover a melhoria contínua em toda a cadeia de relacionamento com o cliente, fazendo o setor operar de forma mais conjunta e colaborativa”.
O primeiro dia do evento foi uma verdadeira “Imersão CX”, com painéis e palestras aprofundando temas como “CX na Prática: Lições e Desafios”, “Gerações e Marketing de Reverberação”, “Atendimento e Visão da Jornada do Cliente na Prática” e “Inteligência Artificial aplicada ao CX”.
A palestra do antropólogo e colunista da CBN, Michel Alcoforado, sobre comportamento geracional e consumo, foi um dos destaques, inspirando os participantes a entenderem as mudanças no perfil do consumidor e como o mercado pode se adaptar para gerar conversas significativas.
O segundo dia manteve o ritmo intenso, com discussões sobre CX como estratégia de negócio. “Quando estamos muito presos nos números, nos processos etc., precisamos nos forçar a lembrar que a experiência do cliente é e deve ser sempre o ponto central do negócio”, comentou Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.
Ela salienta que o segmento da construção civil tem, como padrão, uma jornada muito longa considerando o momento em que o cliente assina o contrato até a entrega das chaves do seu imóvel. “O comportamento de consumo de imóvel mudou muito e seguirá mudando. Temos que ter esse aprendizado sobre a mudança de necessidades: de que forma essa geração atual gosta de se comunicar? O que é importante para ela? São reflexões como essa que garantem que a gente possa continuar conquistando nosso cliente ao longo de todo o processo”.
O evento também abordou a demanda por uma união de esforços entre administração condominial e construção civil, com um painel que destacou como a gestão e a experiência do cliente se consolidaram como diferenciais competitivos no setor. Palestrantes como Ricardo Pena enfatizaram a importância de “controlar a expectativa do cliente para que não ocorra frustração”, enquanto Bruno Tabet inspirou os participantes a “sair do senso comum, inovar nas comunicações e ter clareza e transparência nas etapas” para conquistar o cliente.
Além de fomentar o conhecimento e a inovação, o Conexão Day 2025 reforçou o compromisso da MPD Engenharia com a responsabilidade social. Todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos foi revertido na compra de kits escolares completos para crianças que fazem o contraturno em instituições apoiadas pelo Instituto MPD.
“Foram adquiridos kits escolares completos para crianças que frequentam o contraturno em instituições beneficiadas pelo Instituto MPD. Isso é muito importante porque colocamos todos em pé de igualdade. Essa doação também trouxe um novo incentivo para eles. Esse gesto reforça como pequenas ações podem transformar realidades”, afirmou Regina Dottori, presidente do Instituto MPD.
“Abrir esse evento e ver a casa cheia, com profissionais tão engajados em debater o futuro da construção civil, é a prova de que estamos no caminho certo”, declarou Mauro Dottori, presidente da MPD Engenharia. “A MPD acredita profundamente que a inovação e a colaboração são essenciais para elevarmos o padrão do nosso setor e entregarmos cada vez mais valor aos nossos clientes.”