O débito deve estar ainda mais presente na vida do consumidor se o projeto que prevê diferença de preço dos produtos comprados com o cartão de crédito entrar em vigor. Essa é a previsão de Marcos Crivelaro, professor de matemática financeira da Fiap, que vê o consumidor criando um patamar psicológico de situações onde deve utilizar o débito ou crédito. “Compras mais baratas a utilização será do cartão de débito. O cliente deve optar em utilizar o cartão de crédito apenas em casos de emergência e em compras de grande valor monetário onde consiga desconto relevante.” Em entrevista ao Portal Crédito e Cobrança, Crivelaro conta quais devem ser os impactos e como isso deve mudar o comportamento tanto do consumidor, quanto dos comerciantes.
Portal Crédito e Cobrança – Quais serão os impactos da Lei no mercado?
Crivelaro: Uma mudança na maneira de usar o cartão de débito e crédito. A decisão sempre recairá no uso do cartão de débito. E dessa maneira a compra será efetuada se o cliente tiver o dinheiro disponível em conta corrente.
Quem será beneficiado com o projeto? De que forma isso se dará?
O pequeno comerciante que vende muitos itens de baixo valor monetário. Ele ficará livre do pagamento de taxas maiores pertinentes ao uso de meios eletrônicos.
Como essa lei afeta o consumidor?
O consumidor vai criar um patamar psicológico de situações onde deve utilizar o débito ou crédito. Compras mais baratas a utilização será do cartão de débito. O cliente deve optar em utilizar o cartão de crédito apenas em casos de emergência e em compras de grande valor monetário onde consiga desconto relevante.
Para as empresas, principalmente do varejo, a mudança será negativa ou positiva?
Pode ser boa ou ruim. Estratégias de marketing tentarão apresentar que o ato de consumir de forma consciente (sem impulso) permitirá analisar a situação econômica de cada cliente e esse realizar a decisão correta de adiar o pagamento (cartão de crédito) ou não (débito).