Solução da startup conecta lojas, bancos e credoras a robôs via mensagens de texto, que funcionam como assistentes pessoais financeiros para devedores, evitando contatos por telefone
A startup Agora eu Pago anunciou o lançamento de um chatbot pessoal que atende os cobradores, anota recados, recebe propostas para acordo ou boletos de acordo, tudo em um único mensageiro, semelhante ao WhatsApp. O objetivo da ferramenta é evitar as ligações de cobranças durante todo o dia em horários indesejados, em meio a compromissos profissionais ou familiares. “Se antes os consumidores se acostumaram a conversar com chatbots das empresas, agora, são as empresas que vão conversar com o chatbot dos usuários. A diferença mais importante é a garantia de que aquele contato é legítimo da empresa, não uma tentativa de fraude ou golpe”, assegurou Edgard Melo, CEO da Agora eu Pago.
De acordo com o executivo, aos devedores, além da segurança, a adesão simplifica o relacionamento com bancos, lojas e credoras, poupando-os de conversas constrangedoras e levando-os direto ao ponto, já que é o robô quem troca as mensagens iniciais. “É como a ferramenta de uma clínica médica, onde enviamos um ‘oi’ e recebemos as opções: ‘digite 1 para agendar exames, 2 para resultados. Mas, neste caso, o chatbot é do usuário, não da empresa. Ele vai dizer ‘olá, eu sou o assistente pessoal do Pedro. Tecle 1 para deixar um recado, tecle 2 para uma proposta de renegociação, tecle 3 para enviar o código de barras caso já exista um acordo. Ao fim do dia, o consumidor acessa o site e vê as propostas que seu chat pessoal coletou. Se interessar, é só dar sequência na conversa com o funcionário que o procurou, tudo por meio do mensageiro”.
Objetivo ganha-ganha
Criado em novembro do ano passado, o Agora eu Pago possibilita o acesso das empresas aos consumidores não por meio do telefone, mas do CPF, informação dos clientes que bancos e credoras têm em comum. “Celular é algo que as pessoas trocam durante a vida toda, mas documento, não. Para as empresas, manter o banco de dados dos consumidores sempre atualizado custa caro e não é assertivo. Nosso sistema não requer integrações, nem detalhes da dívida em si. Somos um mensageiro de conexão direta via chave CPF e possuímos um chatbot voltado para o consumidor”, detalhou Jonas Ribeiro, CTO e cofundador da plataforma.
Atualmente, o Agora eu Pago tem um total de 113 mil usuários, que se cadastraram para utilizar o mensageiro como um canal privado exclusivo para contato com as empresas de cobrança, a fim de gerar negociações financeiras favoráveis. Para utilizar o mensageiro, é necessário ativar o chatbot de recado, com custo de lançamento de R$ 12 no ano (R$1 por mês) para os primeiros 200 mil usuários que participarem do teste beta da solução. Só assim as empresas deixarão recados para o robô. “É importante saber que a compra só pode ser feita via chave Pix pessoal. Assim, se cumpre uma exigência legal de que somente o titular do CPF pode ter acesso a informações privadas com base na Lei Geral de Privacidade (LGPD). Dessa forma, criamos um selo verificador e geramos um QR Code para o pagamento, de modo a validar a conta de origem”, explicou Edgard.
No site, o consumidor encontra as empresas parceiras. Ao todo, já foram 10 milhões de mensagens enviadas pelo chat atreladas diretamente ao CPF dos consumidores. “O chat é um facilitador e cria um canal para nosso atendente contatar o cliente de forma legitimada e 100% assertiva”, conta Rosemary Gonçalves, diretora na Cobrarr Teleatendimento e Cobrança, cliente da Agora eu Pago. “É um ganha-ganha. O valor simbólico pago para ativar o chatbot pessoal retornará através de inúmeros benefícios, principalmente descontos nos acordos efetivados neste novo modelo”.