Atualmente, a PJS Créditos, empresa de crédito consignado com sede em Pará de Minas (MG) e que atua como correspondente autorizado do Banco BMG, oferece os produtos aos clientes por meio de um call center ativo, em que cerca de 300 funcionários realizam ligações telefônicas que totalizam mais de 300 mil minutos por mês. Tal cenário exigia um plano de telefonia eficaz e de baixo custo, para garantir o bom desempenho do negócio. Segundo Ricardo Almeida de Souza, diretor da PJS Créditos, a empresa depende dos serviços de telefonia, mas teve problemas até encontrar uma solução. “O gasto com telefonia convencional era alto e inviabilizava o desenvolvimento, foi quando começamos a procurar soluções em VoIP” , explica.
Nessa época, a solução escolhida não atendia às expectativas. Souza conta que “o serviço oferecido era ruim, pois apresentava dificuldade de conexão, chiados e interferências. Isso nos motivou a voltar para a telefonia convencional, que rapidamente se tornou inviável pelo custo”. A solução encontrada foi utilizar adaptadores de telefones analógicos (ATAS), equipamentos utilizados para conectar aparelhos telefônicos comuns a uma rede VoIP. “Somente com esse serviço começamos realmente a reduzir os custos de telefonia”, comenta. Mas, em pouco tempo, este sistema também não funcionou, pois era difícil gerenciar, configurar e realizar a manutenção de tantos equipamentos.
Foi então, que a empresa optou pelo PABX IP Planetfone, solução de comunicação IP de voz e dados fornecida por empresa homônima. De acordo com diretor da PJS, o Planetfone se adequou às necessidades. “Com a aquisição os problemas foram solucionados quase que imediatamente, nos possibilitando redução de gastos e melhor administração dos recursos de telefonia, que é a nossa principal ferramenta”, enfatiza. A solução está instalada na sede da empresa e na filial em Itaúna (MG). Uma nova unidade, prevista para ser aberta até o final do ano, também utilizará o PABX IP.
Com o Planetfone, a PJS pôde gerenciar melhor o negócio, monitorando as ligações em curso, que podem ser gravadas para análise posterior. “Com isso, podemos avaliar como os atendentes estão abordando nosso público-alvo. É possível ainda interligar as ligações entre matriz e filial a custo zero”, reforça. Outras vantagens são as atualizações automáticas de novas funcionalidades e um serviço de suporte help desk. O Planetfone possibilitou ainda traçar rotas de saída de ligações utilizando a operadora de telecomunicação que oferece a taxa mais conveniente para cada tipo de ligação. “Tenho rotas traçadas para ligações para celular, ligações locais e ligações para outras capitais, e estados”, finaliza Souza.