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Sandra Castello, diretora de marketing da DM

DM concede R$ 1 milhão em microcrédito com produto gamificado

Valores se iniciam em R$ 50 e aumentam conforme a pontualidade do pagamento, com a possibilidade de aprovação de um cartão de crédito com bandeira Mastercard

A DM, grupo de serviços financeiros, anunciou a ampliação de seu portfólio com o lançamento do DM Cred, nova linha de microcrédito inclusivo, pois deve beneficiar especialmente o público desbancarizado. Na operação, ao final de sete contratações, e com a quitação de todas em dia, os clientes têm a possibilidade de aprovação de um cartão de crédito com bandeira Mastercard. O produto, que está em fase de aperfeiçoamento, já concedeu R$1 milhão em crédito para mais de 3,6 mil clientes em sua primeira rodada.

Seguindo a proposta de gamificação, a nova linha de microcrédito funciona como um jogo. A primeira contratação é de R$50,00 reais, e à medida da pontualidade do pagamento, o cliente vai subindo de nível, tendo direito a aumentos gradativos até atingir o valor máximo de R$ 300,00 na sétima etapa. Feito o último pagamento, o cliente pode solicitar um cartão de crédito bandeirado, com limite de R$ 500,00. Assim, o cliente vai evoluindo na sua relação com a marca a cada nível.

“O DM Cred está plenamente alinhado ao nosso propósito de democratização do acesso ao crédito no Brasil. Com ele conseguimos atingir o público desbancarizado e damos a ele um voto de confiança. Para que consiga ampliar o acesso e receber um cartão de crédito, precisa cumprir os compromissos assumidos, e isso é uma forma de trabalhar a educação financeira na prática”, afirmou Sandra Castello, diretora de marketing e pessoas da DM.

Portfólios de crédito inovadores

Segundo Maurício Fernandes, vice-presidente sênior de instituições financeiras da Mastercard Brasil, um estudo recente da empresa, que investiga a adoção generalizada de produtos financeiros digitais em sete países latino-americanos, “os provedores de pagamento na região precisam concentrar o desenvolvimento de portfólio no crédito, criando produtos inovadores que ofereçam acesso mais fácil a empréstimos pessoais e cartões de crédito, além de incentivar a pontuação de crédito para atrair mais usuários e aumentar a inclusão financeira’.

Na avaliação do executivo, “a abordagem da DM está alinhada ao nosso propósito de inclusão financeira, em que nos comprometemos a inserir 1 bilhão de pessoas no sistema financeiro até 2025. Além da segurança, praticidade e possibilidade de crédito imediato que só o cartão de crédito oferece, os consumidores também terão acesso ao Mastercard Surpreenda, programa de fidelidade da Mastercard com ofertas, promoções e sorteios exclusivos”.

Experiência dos clientes da DM

Na primeira rodada, os créditos foram concedidos tanto para quem já era cliente quanto para pessoas sem qualquer vínculo com a DM. O objetivo é fazer com que nas próximas rodadas a proporção de novos clientes seja maior, atraindo especialmente aqueles que tiveram crédito recusado em outras instituições, as quais muitas vezes utilizam formas tradicionais de análise de crédito e não concedem os cartões.

A solicitação do crédito deve ser feita por meio do aplicativo DM App. Graças ao ágil motor de crédito da DM, a análise é feita instantaneamente, e assim a concessão ocorre de acordo com a disponibilidade que a empresa oferece para cada nível. Um dos diferenciais do produto é que não há cobrança de um percentual de juros pelo atraso. Quando o pagamento não é feito em dia, a dívida entra em dois ciclos de taxação. Ao chegar no último ciclo, é cobrada uma taxa e é congelado o valor da dívida, o que facilita a quitação. Existem tabelas de valores fixos para calcular quanto será a taxa pelo atraso.

Para Larissa Célia de Souza Cruz, uma das clientes do DM Cred, o que a motivou a entrar na jornada do microcrédito foi a possibilidade de aquisição de um cartão Mastercard. “Hoje em dia, nas outras instituições financeiras é muito difícil conseguir um cartão de crédito, por mais que você esteja sem restrições no nome. E a DM me abriu as portas, primeiramente com um cartão de supermercado e agora com o cartão de crédito”

Outro cliente, Cleber Pereira, afirma preferir o DM Cred porque, em outras instituições, a cobrança de juros é elevada. “Eu estava precisando de dinheiro na época e foi bem legal a experiência. A princípio peguei o primeiro valor por curiosidade, mas já virou rotina. Agora sempre opto por DM Cred, porque em outras você pega R$100 de crédito e acaba pagando R$ 300”, diz.

Já Debles Moura, também cliente, conta que acabou cancelando cartões de outras instituições para manter apenas o adquirido por meio do DM Cred. “De vez em quando, no WhatsApp e no e-mail, a DM manda vídeos e informações sobre vida financeira, e vejo que não compensa ter dois ou três cartões de bancos tradicionais se você pode ter um só cartão e administrar sua vida financeira. Não é interessante eu ter vários se eu já tenho um DM”.

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