O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou alta de 1,1% em abril, na comparação com março deste ano. Na variação anual – abril de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador cresceu 2,7%. No primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também subiu 6,2%, bem superior à alta de 2,0% ocorrida na inadimplência das empresas durante o primeiro quadrimestre do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência das empresas tanto em abril/14 quanto no primeiro quadrimestre deste ano decorre da maior dificuldade das empresas a honrarem os seus débitos tendo em vista a desaceleração da atividade econômica, a elevação dos custos por conta de ganhos salariais subindo acima da produtividade e das sucessivas elevações das taxas de juros, aumentando o custo financeiro do capital de giro junto aos bancos.
As dívidas bancárias e não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador, com variações positivas de 3,1% e 2,7% e contribuições positivas de 0,7 p.p. e 1,0 p.p. Os cheques sem fundos também tiveram alta de 0,4% e contribuíram de forma positiva com 0,1 p.p. Os títulos protestados apresentaram queda de 2,5%, com contribuição negativa de 0,6 p.p.