Inadimplência do consumidor tem a maior alta do ano



A inadimplência do consumidor continua subindo. Em maio, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apresentou crescimento de 6,2%, na comparação com abril de 2012. Na relação anual, o indicador registrou alta de 21,4%, um pouco menor que a alta interanual observada em abril/12 (23,7%). No acumulado de janeiro a maio de 2012, o aumento foi de 20%, comparado ao mesmo período do ano passado. O crescente endividamento do consumidor e as compras parceladas para o Dia das Mães foram as principais razões para a alta da inadimplência em maio, segundo os economistas da Serasa Experian.

 

Na decomposição do indicador, todas as modalidades da inadimplência tiveram alta. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), em especial, puxaram esse crescimento, com variação de 9% e contribuição de 3,6%. A inadimplência com os bancos também subiu 3,1% (1,5% p.p). Os títulos protestados e os cheques sem fundos apresentaram variação de 14,8% e 9,2%, com contribuição positiva de 0,2% e 0,9%, respectivamente.

 

O valor médio das dívidas também cresceu de janeiro a maio de 2012. As dívidas não bancárias cresceram 17,5%, os cheques sem fundos apresentaram elevação de 11,9%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 9,3% e 0,1%, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima