Com tecnologia do ChatGPT, ferramenta propõe a melhorar a recuperação de crédito diminuindo o esforço humano na atividade em até 40%
A Monest, especializada em recuperação de crédito, anunciou a criação do Monest IA, assistente virtual que utiliza recursos de inteligência artificial para conversar com os clientes inadimplentes e negociar o pagamento de forma autônoma e escalável. Ao garantir que o objetivo é ajudar as companhias a melhorar o índice de resolução de pendências financeiras de clientes em situação de débito, Thiago Oliveira, CEO da Monest. comentou que “diminuir a inadimplência é uma tarefa árdua para as empresas e, para dificultar ainda mais, o número de endividamento do brasileiro só aumenta. Quatro em cada dez brasileiros – 65,45 milhões de pessoas – estavam negativados no último mês de fevereiro, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito”.
Conforme assegura o executivo, a plataforma é capaz de conduzir negociações por meio de diálogos naturais e oferecer propostas de acordo – tudo pré configurado por humanos –, levando em consideração o perfil de cada cliente. “A Monest IA utiliza a sua base de dados treinada na inteligência da OpenAI empregada no ChatGPT e é uma das primeiras plataformas desenvolvidas com essa proposta específica de negociação de dívidas. A assistente de negociação interpreta as respostas do devedor e oferece soluções para o pagamento de forma facilitada para que o cliente consiga encaixar a despesa no seu orçamento. As condições são ofertadas pelo assistente a partir de limites pré-estabelecidos pelo credor”.
Caso a negociação não tenha sucesso nessa primeira instância, o cliente é direcionado para um atendente humano que dará continuidade ao atendimento. Por ser digital, os clientes podem realizar negociações a qualquer dia e horário e ter uma experiência sem fricções. Para as empresas credoras, a plataforma traz mais agilidade no processo de cobrança, melhora a experiência do cliente e reduz custos operacionais. Estimamos que a tecnologia possa diminuir o esforço humano na recuperação de crédito em até 40%. Resolvemos a dor das empresas em cobrar os clientes, ao mesmo tempo que ajudamos o devedor a resolver facilmente o seu problema, tudo em um ambiente digital e sem constrangimento”, afirmou Thiago.
Melhor experiência do cliente
Para o CEO, o consumidor moderno, em sua maioria, é mais digitalizado. “Na maior parte dos casos, o cliente prefere contatos rápidos e menos invasivos e isso inclui facilidades para quitar suas dívidas por meio de canais digitais. A Monest IA gera uma melhor experiência para o cliente porque ele fica mais confortável em conduzir uma negociação de forma mais amigável, sem ter o constrangimento de falar sobre esse assunto delicado com uma outra pessoa”.