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Marcela Gaiato, diretora de produtos B2C, marketing e atendimento ao cliente da Recovery

Recovery identifica aumento em dívidas no varejo e faz alerta para Black Friday

Empresa revela, também, que no mesmo período de um ano, houve  aumento de 86% no total de acordos e de 53% no valor total renegociado

A Recovery, empresa do Grupo Itaú especializada em recuperação de crédito, registrou um aumento significativo em sua base de clientes com dívidas de varejo. Em outubro de 2022, a empresa tinha mais de 3.6 milhões de CPFs com dívidas diretamente relacionadas ao segmento. Em outubro deste ano, o número saltou para mais de 9.4 milhões, um crescimento de 155%.

Segundo dados da empresa, a quantidade de acordos e o valor total de renegociação relativos a dívidas de varejo também aumentou de um ano para o outro. Em outubro de 2022, foram mais de 92 mil acordos de dívidas de varejo que totalizaram mais de R$ 44 milhões. Em outubro deste ano, a Recovery concluiu mais de 172 mil negociações que representam mais de R$ 69 milhões. Um aumento de 86% no total de acordos e de 53% no valor total renegociado. “Entre as dívidas de varejo, encontram-se débitos referentes a cartões de crédito e outros tipos de crédito de lojas de departamento, farmácias, móveis, eletrodomésticos, entre outras”, esclareceu Marcela Gaiato Martins, diretora da Recovery.

Dicas aos consumidores

Com a Black Friday se aproximando e, como neste período, os consumidores costumam ser bombardeados por promoções, a especialista alerta: “Para aproveitar as ofertas sem se enrolar em dívidas, uma dica é fazer uma lista do que você pretende comprar, organizando por ordem de prioridade. Ter objetivos específicos é uma ótima maneira de evitar compras não programadas e gastos que podem comprometer o orçamento depois. Se for assumir parcelas futuras, some-as antes de fechar o carrinho e ir para o pagamento para saber se terá mesmo condições de pagar. Outra dica é pensar duas vezes antes de comprar. Avalie se você precisa mesmo do produto agora ou se a compra pode ficar para outro momento”.

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