Após crescer 35% na carteira de crédito em 2010, a operação de microcrédito do Santander manteve o ritmo e registrou aumento de 49% em 2011, chegando a R$ 186 milhões. O desembolso total foi de R$ 379 milhões, o que significa alta de 30% sobre o ano anterior. As atividades estão espalhadas por dez estados no Brasil e atendem pequenos empreendedores em comunidades de pouca infraestrutura.
Além de ampliar a carteira de crédito, o banco observou incremento da base de clientes na ordem de 8%. Ao longo dos 12 meses, 151 mil clientes renovaram financiamentos e outros 25 mil novos clientes adentraram a operação. No fechamento do ano, a carteira já tinha mais de 100 mil clientes ativos, dos quais 70% mulheres. Os principais ramos de atuação são roupas (confecções e reparos), cosméticos e mercearia.
“O microcrédito é uma forma de dar apoio aos pequenos empreendedores para que eles próprios transformem sua realidade. Queremos fomentar o crescimento sustentável, por isso não disponibilizamos apenas crédito, mas principalmente orientação financeira por meio de 211 agentes de crédito em todo o Brasil”, afirma Jerônimo Ramos, superintendente da Santander Microcrédito.