Novo modelo de análise reduz o custo do crédito, diminui o tempo de análise e amplia as possibilidades de decisões incluindo clientes pré-selecionados
A Serasa anunciou o lançamento de uma nova plataforma cuja estrutura – totalmente modular, amigável sob o ponto de vista tecnológico e gratuita -, usa a inteligência de dados para permitir ao credor uma pré-seleção dos pedidos dentro do marketplace Serasa, facilitando também a vida do consumidor que usa a plataforma para buscar empréstimo ou financiamento. “O objetivo é o de facilitar a jornada das instituições financeiras e ampliar a capacidade de aprovação de crédito”, explicou Maria Monteiro, gerente de modelagem de crédito da Serasa.
De acordo com a executiva, “a própria empresa que pretende conceder crédito define o perfil exato de público com quem quer trabalhar, elegendo os critérios de renda, score, histórico financeiro e outras informações que considerar importante. Com base nessa árvore de decisão preenchida pela própria instituição financeira, a nossa plataforma faz uma pré-seleção que encurta o tempo e o custo de análise e aumenta a chance de aprovação, melhorando a experiencia de crédito para os consumidores”.
Privacidade e segurança
Para desenhar o perfil mais exato possível do cliente que busca, a empresa credora também pode usufruir da variedade de dados disponibilizados pelo próprio bureau de crédito Serasa Experian. “A empresa registra na plataforma as suas regras e políticas de elegibilidade e vai receber um perfil mais aderente a suas características, reduzindo as reprovações habituais e aumentando a chance de aprovação”, detalhou Maria Monteiro.
Segundo ela, a Serasa garante à empresa parceria um controle total de privacidade e segurança das informações preenchidas na plataforma, oferece uma trilha de auditoria que dá 100% de transparência e de confiabilidade ao novo modelo e ainda disponibiliza um conjunto de ferramentas anti-fraude.
Aprovação quatro vezes maior
Em operação há dois meses, a Serasa já coleta os dados dos primeiros testes da nova plataforma realizados com parceiros mais antigos do marketplace: probabilidade quatro vezes maior de aprovação (com taxa de “sim” na ordem de 87%), redução do tempo de análise de 15 dias para dois ou três dias apenas e queda nos índices de inadimplência dos clientes aprovados. “Estamos prevendo um ciclo econômico favorável e queremos aproveitá-lo para democratizar o crédito responsável, cumprindo assim o nosso propósito”, informou a diretora de crédito da Serasa, Amanda Rapouzo.