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Alexandre Marinho, fundador e CEO da SIACorp

SIACorp lança solução de IA generativa para análise e concessão de crédito

Alimentado pelo GPT-4 e com capacidade de evoluir infinitamente, tecnologia pode reduzir tempo médio de análise e aprovação de crédito em até 90%

A SIACorp, fintech especializada em sistemas de análise e automação de crédito, gestão de risco, controle de contratos, covenants e obrigações, anunciou o lançamento do CreditChat, uma nova aplicação de IA generativa que se utiliza dos recursos de integração do GPT-4, da OpenAI. A solução promete reduzir em 90% o tempo de análise para concessão de crédito para grandes empresas que integram o portfólio da SIACorp, que tem entre seus clientes organizações como AES, Engie, Roche, União Química, C6 Bank, Crefisa, Honda,  Banco BS2, Banco Votorantim, entre outros.

A plataforma foi treinada por meio de dados e documentos armazenados na base de conhecimento do CreditFlow, solução de automação de crédito da SIACorp que já viabilizou empréstimos da ordem de R$ 500 bilhões para indústrias e empresas brasileiras. Com o lançamento do CreditChat, a expectativa é crescer 40% ao ano, nos próximos 3 anos. Segundo Alexandre Marinho, fundador e CEO da SIACorp, “o diferencial do CreditChat é a viabilização de aprovações e revisões automatizadas de limites de crédito, e análises de risco, possibilitando a avaliação simultânea de milhares de informações, dentre as quais aspectos cadastrais, informações internas e externas, índices financeiros e notícias sobre a empresa, detectando tendências e potenciais riscos”. 

De acordo com o executivo, “o CreditChat foi desenhado para efetuar análises atualizadas com base em aspectos comportamentais do cliente tanto junto ao financiador quando ao mercado, para aferir e entregar valor para a análise de gestão de risco, sendo especialmente indicado para análise de pessoas jurídicas, onde o número de variáveis envolvidos é muito grande. O sistema também pode se comunicar como um atendente humano, já que incorpora também a tecnologia Large Language Model (LLM) para a geração de respostas às consultas dos usuários”.

IA impulsiona mercado de crédito

Alexandre destaca ainda que, “se para o mercado de crédito a inteligência artificial não é uma novidade, para a SIACorp menos ainda, já que, desde sua fundação, há 25 anos, são empregadas nos processos da companhia tecnologias de IA, como decision forests, redes bayesianas e regressão logística nos modelos de cálculo de rating e sugestão de limites na plataforma CreditFlow. O que muda com a chegada do CreditChat é a velocidade, qualidade e capacidade de processamento. A implementação da GenIA na avaliação de risco de crédito oferece uma gama de benefícios, como o aumento exponencial na velocidade e na eficiência da análise de grandes conjuntos de dados, minimizando o potencial de erro humano e apresentando avaliações de risco objetivas e consistentes”.

A ferramenta também pode ser utilizada para qualificar a gestão de risco e aprimoramento de processos. “O deep learning e o processamento de linguagem natural, tecnologias disponíveis no CreditChat, qualificam a produção de relatórios de análise de crédito de forma abrangente, criativa e objetiva. O sistema permite uma gestão proativa para que os gestores de crédito tomem as medidas necessárias para mitigar os riscos”, complementa o fundador.

O CreditChat tem a capacidade de adaptação às necessidades específicas de cada modelo de negócios, incluindo a incorporação de bases de conhecimento exclusivas da empresa e normas regulatórias. A solução utiliza alta capacidade de processamento para acessar informações de diversas fontes, como, por exemplo, o cadastro do cliente, seus demonstrativos financeiros, informações de pontualidade (acessadas dinamicamente no módulo de contas a receber do Sistema de ERP ou Core Banking), restrições (acessadas em bureaus de crédito) e informações comportamentais, que são carregadas automaticamente pelos módulos do CreditFlow no ChatGPT, construindo dinamicamente os prompts submetido para geração da análise.

O cuidado com os prompts, por sua vez, é colocado como outro dos diferenciais da solução, tanto que decidiram criar uma Área de Engenharia de Prompts, dedicada à criação de prompts customizados e ao estudo e elaboração das perguntas ideais (na linguagem JavaScript Object Notation e também em linguagem natural) para obter as melhores respostas possíveis com relação a temas ligados à análise de crédito. Como efeitos colaterais da implementação do CreditChat, a SIACorp prevê o deslocamento dos operadores humanos para tarefas menos operacionais e mais analíticas. 

“Ao automatizar este processo, as organizações proporcionarão aos seus analistas de crédito a economia de um tempo valioso, que antes precisava ser investido na elaboração de relatórios de análise de crédito. Com maior disponibilidade, os analistas poderão se dedicar a fazer visitas a clientes e aprimorar sua capacidade de detectar padrões de inadimplência de crédito para refinamento dos modelos a fim de apresentar previsões precisas e contextualmente relevantes”, explicou Marinho.

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