Felipe Piringer, head de marketing da Shopee

Embora popular entre todas as faixas, Pix se destaca nas gerações alpha e Z

Estudo geracional da Shopee mostra também que 67% dos consumidores mais velhos afirmam usar busca por imagem como principal meio de pesquisa

As gerações mais jovens, como gen Z e alpha (até 29 anos), são mais influenciadas por avaliações de produtos, enquanto os baby boomers priorizam a reputação dos vendedores e o preço. As constatações fazem parte da “Pesquisa Geracional Shopee 2025”, realizada pela Shopee, marketplace que conecta consumidores e vendedores, ouvindo mais de 2 mil consumidores para entender os diferentes comportamentos de compra de cada geração. O estudo revelou que, embora frete grátis e cupons de desconto sejam fatores decisivos para todas as gerações, as prioridades na decisão de compra variam significativamente. 

Segundo o estudo, os consumidores acima de 60 anos têm demonstrado uma crescente adaptação às tecnologias digitais no e-commerce. Um exemplo é que 67% deles usam a busca de imagem como principal ferramenta para encontrar produtos, superando até mesmo a geração Z, que opta por palavras-chave (57%) na busca por itens.

Pix se mantém dominante, com variações por geração

O Pix é a forma de pagamento preferida por todas as gerações, mas as faixas etárias mais velhas ainda optam por cartão de crédito e débito. A geração Z, por exemplo, 92% dos respondentes afirmaram utilizar Pix em suas compras, enquanto baby boomers + silenciosa dizem que utilizam em 68% do tempo, mas também optam por cartão de crédito físico em 44% das vezes.

Avaliações: foco das gerações mais jovens

Para as gerações mais jovens, como Alpha e Z, as avaliações de outros consumidores desempenham um papel essencial nas decisões de compra, com 39% afirmando que os reviews influenciam diretamente sua escolha. Por outro lado, as gerações X (37%), baby boomers e a silenciosa (38%), têm maior tendência a comparar preços antes de realizar uma compra.

“O e-commerce está em constante evolução, e entender as necessidades de cada geração é essencial para oferecer uma experiência cada vez melhor. Além de iniciativas como frete grátis e cupons, o social commerce, com lives e vídeos, e o incentivo de avaliações de produtos tornam a experiência de compra mais fluida, informada e segura”, comentou Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.

Economia e praticidade como fatores decisivos

Frete grátis e cupons de desconto em frete são os principais atrativos para consumidores de todas as gerações, com mais de 70% dos entrevistados indicando seu uso. O uso é ainda mais frequente (86%) nas gerações acima de 44 anos. O estudo também revela que o frete é um fator crucial para garantir a fidelização dos consumidores, sendo o segundo maior motivador para compras repetidas, especialmente entre a geração X (60%) e baby boomers (60%).

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