André Varga, diretor de produto da Jovi

Estudo aponta preferências do brasileiro em relação aos smartphones

Realizada pela Ipsos sob encomenda da Jovi, pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros têm visão positiva sobre tecnologia chinesa

A imagem da tecnologia chinesa entre os consumidores brasileiros mudou significativamente ao longo dos anos. Segundo o estudo “Tecnologia Chinesa 2025”, realizado pela Ipsos sob encomenda da Jovi — marca chinesa de smartphones criada exclusivamente para o Brasil pela vivo Mobile Communication Co., Ltd. — 69% dos brasileiros têm percepção positiva sobre produtos de origem chinesa, enquanto 74% acreditam que a qualidade melhorou nos últimos cinco anos. 

O levantamento mostra que a autonomia da bateria segue como um dos maiores desafios para os usuários de smartphone no país. De acordo com os dados, 71% dos entrevistados já ficaram sem bateria em momentos importantes. Entre as principais queixas, 25% afirmam que o que mais incomoda é a baixa duração; 23% dizem precisar recarregar o aparelho mais de uma vez por dia; 12% relatam superaquecimento; e 9% consideram o tempo de carregamento excessivo. Apenas 30% dizem não ter nenhum tipo de problema com a bateria de seus dispositivos pessoais.

O estudo ainda aponta que a China se destaca como referência mundial na produção de baterias potentes, citada por 42% dos entrevistados — mais do que o dobro do Japão, mencionado por 21%. “O consumidor brasileiro reconhece o avanço da engenharia chinesa. A percepção deixou de ser sobre preço e passou a ser sobre inovação e performance”, destacou André Varga, diretor de produto da Jovi Brasil.

O estudo aponta também que 37% dos entrevistados mantêm o mesmo aparelho por mais de dois anos, e quatro em cada dez consumidores só trocam de smartphone quando a atual quebra. “O brasileiro valoriza aparelhos resistentes, com suporte técnico confiável. Esse comportamento reflete um consumidor que busca segurança, qualidade e durabilidade no investimento que faz”, ressaltou Varga.

Brasileiros valorizam mais a qualidade geral das fotos

Antes de olhar promoções, recursos de IA ou até a resistência do aparelho, o brasileiro costuma fazer uma pergunta simples: “a câmera é boa?”. A fotografia se consolidou como um dos top 5 principais fatores de decisão na compra de smartphones no Brasil, e, para a maioria, a qualidade da imagem vale mais do que qualquer recurso técnico. Segundo os dados da pesquisa, 64% dos brasileiros entrevistados priorizam a qualidade geral das fotos, enquanto 12% valorizam vídeos em alta resolução e 10% destacam a importância das selfies.

Segundo o diretor, o estudo também mostra que a maioria dos usuários utiliza a câmera em momentos familiares ou emocionais, o que reforça a importância da confiabilidade da imagem, a capacidade de capturar cores, luz e expressões de forma natural e fiel. “O brasileiro é apaixonado por fotografia. Isso virou parte da rotina, seja para registrar um momento em família, um prato especial ou uma conquista pessoal. Mais do que recursos técnicos, o que ele busca é a emoção da imagem com cores reais e nitidez.”

Deixe um comentário

Rolar para cima