Realizada pela Ipsos sob encomenda da Jovi, pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros têm visão positiva sobre tecnologia chinesa
A imagem da tecnologia chinesa entre os consumidores brasileiros mudou significativamente ao longo dos anos. Segundo o estudo “Tecnologia Chinesa 2025”, realizado pela Ipsos sob encomenda da Jovi — marca chinesa de smartphones criada exclusivamente para o Brasil pela vivo Mobile Communication Co., Ltd. — 69% dos brasileiros têm percepção positiva sobre produtos de origem chinesa, enquanto 74% acreditam que a qualidade melhorou nos últimos cinco anos.
O levantamento mostra que a autonomia da bateria segue como um dos maiores desafios para os usuários de smartphone no país. De acordo com os dados, 71% dos entrevistados já ficaram sem bateria em momentos importantes. Entre as principais queixas, 25% afirmam que o que mais incomoda é a baixa duração; 23% dizem precisar recarregar o aparelho mais de uma vez por dia; 12% relatam superaquecimento; e 9% consideram o tempo de carregamento excessivo. Apenas 30% dizem não ter nenhum tipo de problema com a bateria de seus dispositivos pessoais.
O estudo ainda aponta que a China se destaca como referência mundial na produção de baterias potentes, citada por 42% dos entrevistados — mais do que o dobro do Japão, mencionado por 21%. “O consumidor brasileiro reconhece o avanço da engenharia chinesa. A percepção deixou de ser sobre preço e passou a ser sobre inovação e performance”, destacou André Varga, diretor de produto da Jovi Brasil.
O estudo aponta também que 37% dos entrevistados mantêm o mesmo aparelho por mais de dois anos, e quatro em cada dez consumidores só trocam de smartphone quando a atual quebra. “O brasileiro valoriza aparelhos resistentes, com suporte técnico confiável. Esse comportamento reflete um consumidor que busca segurança, qualidade e durabilidade no investimento que faz”, ressaltou Varga.
Brasileiros valorizam mais a qualidade geral das fotos
Antes de olhar promoções, recursos de IA ou até a resistência do aparelho, o brasileiro costuma fazer uma pergunta simples: “a câmera é boa?”. A fotografia se consolidou como um dos top 5 principais fatores de decisão na compra de smartphones no Brasil, e, para a maioria, a qualidade da imagem vale mais do que qualquer recurso técnico. Segundo os dados da pesquisa, 64% dos brasileiros entrevistados priorizam a qualidade geral das fotos, enquanto 12% valorizam vídeos em alta resolução e 10% destacam a importância das selfies.
Segundo o diretor, o estudo também mostra que a maioria dos usuários utiliza a câmera em momentos familiares ou emocionais, o que reforça a importância da confiabilidade da imagem, a capacidade de capturar cores, luz e expressões de forma natural e fiel. “O brasileiro é apaixonado por fotografia. Isso virou parte da rotina, seja para registrar um momento em família, um prato especial ou uma conquista pessoal. Mais do que recursos técnicos, o que ele busca é a emoção da imagem com cores reais e nitidez.”





















