Federico Deya, diretor sênior do departamento jurídico do Mercado Livre

Iniciativa do Mercado Livre incentiva registro de marcas no e-commerce

Em parceria com a TMKonnect, o Mercado Livre lança IP Booster, que simplifica o registro de marcas para acelerar a formalização de empreendedores e PMEs na América Latina

O Mercado Livre anunciou o lançamento do IP Booster, uma iniciativa criada para eliminar barreiras históricas ao registro de marcas e seguir potencializando o comércio eletrônico na região. A solução permite que empreendedores e pequenas e médias empresas (PMEs) registrem suas marcas de forma 100% digital, acessível e integrada ao ecossistema do Mercado Livre.

“O objetivo é conectar empreendedores a consultores especializados em toda a região e, desta maneira, facilitar a obtenção de Lojas Oficiais pelos usuários. Isso abre portas para recursos exclusivos de crescimento, maior proteção de ativos e mais credibilidade junto aos consumidores. Na prática, o IP Booster funciona como um acelerador para PMEs e empreendedores dentro do Mercado Livre”, afirmou Paula Fernandez Pfizenmaier, diretora de propriedade intelectual do Mercado Livre. 

A iniciativa endereça diretamente um dos principais gargalos do varejo digital na América Latina: a baixa formalização. Embora esse índice venha crescendo, o IP Booster nasce para acelerar de forma estrutural a profissionalização do e-commerce, oferecendo uma solução integrada que combina tecnologia de ponta e uma rede curada de especialistas jurídicos, sendo uma inovação no mercado.. 

“Os PMEs e empreendedores que aderirem à iniciativa precisam preencher um formulário e realizar o pagamento e, com isso, um parceiro especializado irá assessorá-lo e dar continuidade ao processo de registro da marca. Os prazos de registro variam de acordo com o escritório de marcas de cada país. Mais do que registrar marcas, o IP Booster transforma vendedores em detentores de ativos intelectuais, elevando o patamar de competitividade do empreendedor latino-americano”, destacou a diretora. 

Segundo ela, “estamos liderando a transição para um comércio eletrônico mais profissional na América Latina. O IP Booster não é apenas uma ferramenta de registro; é um motor de formalização econômica que coloca o empreendedor latino-americano em um novo patamar de competitividade. Ter uma marca registrada é a única forma de garantir o uso exclusivo, protegendo os empreendedores contra cópias e permitindo que invistam em sua reputação com segurança. Essa iniciativa fortalece o ecossistema, permitindo que os vendedores cresçam de forma protegida, aproveitando as ferramentas tecnológicas que o Mercado Livre oferece aos seus usuários. Desta forma, também estamos democratizando a propriedade intelectual na região”.

A solução permitirá o registro de marcas em todos os 18 países onde o Mercado Livre opera atualmente, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa em escala regional. Para mais informações, os vendedores poderão acessar diretamente a plataforma: https://ipbooster.com/

Combate à pirataria e à infração de propriedade intelectual

Além de impulsionar o empreendedorismo formal, o IP Booster será um pilar estratégico no combate à falsificação e à fraude. Ao incentivar o registro oficial, o Mercado Livre fortalece a proteção de marcas e reduz drasticamente as infrações de terceiros. Esse movimento reafirma o compromisso institucional da companhia com a segurança do consumidor e a transparência, atendendo a demandas crescentes de órgãos reguladores e da sociedade civil.

“Esta iniciativa dialoga com o trabalho incansável das nossas equipes para construir um ambiente cada vez mais seguro, com ferramentas on-line como o Brand Protection Program (BPP) – disponibilizado aos titulares de direitos para denúncias de publicações em suposta infração –  e a Aliança Anti-Pirataria do Mercado Livre (MACA), que fomenta investigações e operações em coordenação com autoridades e marcas globais”, acrescentou Federico Deya, diretor sênior do departamento jurídico da empresa.

Deixe um comentário

Rolar para cima