Os produtos devem não apenas chamar a atenção, mas resolver os problemas do dia a dia, gerando confiança e incentivando a recompra
Autora: Marcela Issa
Manter uma marca relevante exige mais do que acompanhar tendências – é preciso antecipá-las. Para quem, como eu, é apaixonado por branding e comunicação estratégica, essa jornada é um desafio instigante: como fortalecer a conexão com o público e transformar consumidores em verdadeiros embaixadores da marca?
Nos últimos sete anos à frente da área de marketing e vendas no setor de puericultura leve, aprendi que o segredo para manter a marca sempre atual e desejada está no olhar atento para um dos nossos principais consumidores: os pais. E um dos fatores decisivos para conquistá-los é o design – o primeiro ponto de contato com o produto, capaz de influenciar diretamente na decisão de compra.
É preciso ter a inovação no DNA da empresa, combinando estética e benefícios médicos para entregar soluções reais para as famílias. Os produtos devem não apenas chamar a atenção, mas resolver os problemas do dia a dia, gerando confiança e incentivando a recompra. Para garantir um design inovador e alinhado às expectativas dos consumidores, investimentos contínuos em pesquisa e comportamento de mercado são fundamentais. Nesse processo, torna-se importante realizar estudos constantes, acompanhar feiras internacionais e monitorar de perto as mudanças no estilo de vida das famílias.
Mas o design precisa ir além da estética. A funcionalidade é um fator determinante para uma experiência completa. Colheres termossensíveis, por exemplo, que mudam de cor quando o alimento está quente demais, garantem, muito além do visual, mais segurança na alimentação dos bebês. Como também as alças dos copos de transição que brilham no escuro, trazendo elementos lúdicos e também praticidade aos pais e bebês a encontrarem o produto durante a noite, sem a necessidade acender a luz. Pequenos detalhes que fazem toda a diferença.
E é justamente esse cuidado em cada etapa da experiência do consumidor que constrói um relacionamento duradouro com o público. Pais que confiam na marca e percebem benefícios reais não apenas voltam a comprar, mas indicam, compartilham e criam um vínculo que atravessa gerações. Essa é a essência da fidelização.
Marcela Issa é diretora de marketing e vendas da Mam Baby no Brasil.