Bruno Venceslau, superintendente de dados e negócios digitais da Brasilprev

Inovação no digital para avançar com o cliente em previdência privada

Superintendente da Brasilprev detalha os passos de um processo de digitalização que dá autonomia e mais facilidades aos clientes

Mesmo com a longevidade de vida crescendo e o modelo de aposentadoria pública sendo insuficiente para garantir um futuro de maior bem-estar, a previdência privada representa apenas 7% dos que planejam a aposentadoria no Brasil, segundo a Fenaprevi, Federação Nacional de Previdência Privada. Uma das formas encontrada para mudar esse cenário é o uso da tecnologia. O avanço da inteligência de dados combinada com IA permite a abertura de canais, que empoderam o cliente no autoatendimento com mais facilidade para acessar e gerir os planos. Esse é o caminho adotado pela Brasilprev, que se digitalizou, oferecendo inclusive o WhatsApp como canal para a gestão completa do plano, com mais de 30 serviços à disposição. Contando os detalhes dessa transição, Bruno Venceslau, superintendente de dados e negócios digitais da Brasilprev, participou, hoje (08), da 1103ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

“Estamos ainda atravessando um processo de transformação digital acelerada”, afirmou o executivo, logo de início, acrescentando que isso, para a Brasilprev significa trazer cada vez mais empoderamento ao cliente por meio de inovações. Tanto que, se antes da pandemia, 8 em cada 10 casos de atendimento se davam na central de relacionamento pelo telefone, hoje esse número se inverteu. “O cliente quer aplicar da forma mais simples possível, assim como acompanhar a gestão desse dinheiro e resgatá-lo.” 

Ele chegou na Brasilprev, há pouco menos de três anos, com o desafio de liderar a área de dados, que, logo em seguida, começou a incorporar a pauta de inteligência artificial, fundindo estrategicamente as áreas de digital e IA. O objetivo foi trazer mais inteligência analítica para as jornadas digitais da companhia, criando canais que antes eram deixados de lado por conta da distribuição dos produtos da Brasilprev feita pelo Banco do Brasil. “Nossa organização atende também a não-correntistas do BB, que são os clientes que vem principalmente dos planos empresariais. E quanto mais esse público foi crescendo, aumentou também a necessidade de termos canais próprios para atender essa base. Além disso, atuamos também com parceiros estratégicos, que podem fazer venda direta de planos, e temos como carro-chefe o nosso Plano Júnior, feito por alguém para um menor de idade, que trouxe quase um terço dos clientes, havendo interesse óbvio que ele continue como nosso cliente quando se tornar um adulto.”

Hoje, de acordo com Bruno, os clientes já contam com o portal, o aplicativo e o WhatsApp, que se tornou o principal canal. “Essa ferramenta se tornou motivo de orgulho para nós, pois é quase que completamente integrada ao Banco do Brasil. É um mar de oportunidades para os clientes, com mais de 30 serviços à disposição, possibilitando gerir o plano, ativar manutenção dos fundos, consultar extratos, resgatar o dinheiro, etc. E nesta fase de elaboração da declaração do IR, temos picos de atendimento atrás dos informes de rendimentos.”

Avançando no assunto, o superintendente trouxe em primeira mão para a live, que a Brasilprev já abriu o canal do WhatsApp também para venda de previdência, sendo que o cliente pode escolher o banco onde prefere que se faça o débito para o plano adquirido. Houve tempo para ele responder positivamente uma questão da audiência sobre a capacidade da tecnologia potencializar o crescimento da previdência privada no País. O executivo desenhou também o atual cenário que permite à empresa aspirar a expandir ainda mais a base de 2,6 milhões de clientes, representando quase um terço dos planos de previdência privada aberta no Brasil. Ele falou ainda sobre como a tecnologia ajuda na educação financeira dos clientes, de que forma o Open Finance e o Pix recorrente podem ajudar a democratizar o acesso à previdência privada, entre outros assuntos.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1102 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA volta amanhã (09), recebendo Adriano Serrano, diretor de operações da Biz, que falará do impacto do centro de monitoramento na confiança dos clientes; na quinta, será a vez de Luciana Maranhão, gerente de CX, comunicação e marketing da Log CP; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Agronegócio: Como avança a cultura cliente e o olhar de inovação”, reunindo Gustavo Alves, CEO da Nagro, Thiago Casagrande Cardoso, diretor de agronegócios da Nstech, e Christiane Tuboni, gerente de CX da Basf Soluções para Agricultura no Brasil.

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