Bruna Cerqueira, head do Bom Pra Crédito

Jornada digital fluida e personalização na tomada de crédito

Head do Bom Pra Crédito descreve a reestruturação da plataforma digital para refinar a oferta de produtos financeiros aos clientes

Antes um marketplace de crédito, o Bom Pra Crédito transformou-se em um ecossistema que oferece um amplo leque de serviços financeiros dentro da plataforma digital. Por meio de um retrofit, assim chamado por ser mais que um rebranding, mas a reestruturação tecnológica da plataforma, o BPC agora refina a seleção e pré-qualificação das ofertas de crédito das suas mais de 73 instituições financeiras parceiras, utilizando recursos de IA e as oportunidades trazidas pelo o Open FInance, antes de oferecê-las aos usuários. Detalhando, com números, o êxito desse processo, Bruna Cerqueira, head do Bom Pra Crédito, participou, hoje (15), da 1108ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Contextualizando, Bruna iniciou contando que o Bom Pra Crédito nasceu, em 2013, com o propósito de trazer uma nova cultura de contratação de crédito, unindo um cliente que tem essa necessidade a um banco que se encaixa no atendimento a essa necessidade específica. Com esse objetivo, ele já reúne mais de 12 milhões de usuários ativos na plataforma, tendo intermediado mais de R$ 2 bilhões em empréstimos. “Para se ter uma ideia da magnitude a que chegou nosso ecossistema, temos hoje mais de 73 instituições parceiras, dando um enorme poder de escolha sobre qual banco negociar. Uma plataforma que recebe mais de 1,4 milhão de visitas por mês, sendo que 600 mil dessas pessoas fazem simulações de empréstimos para efetuar as escolhas.”

Para a head, esses números demonstram a evolução que tem levado a uma enorme quantidade de dados, que permitem serem trabalhados para se chegar à oferta das melhores soluções para os clientes. “Temos um portfólio de 25 ofertas diferentes de crédito, com a responsabilidade de saber o que, a quem e quando oferecer de modo a proporcionar a melhor jornada ao cliente e incorporando nele essa cultura do poder de escolha. E vamos inserindo novas ferramentas na plataforma para evoluir a forma como tomamos decisões cada vez mais assertivas nessa indicação de cada instituição financeira para cada usuário. O momento e a necessidade do cliente é o foco da nossa decisão.”

Indagada sobre o perfil dos clientes mais atendidos, Bruna explicou que são pessoas das classes C, D e E que, segundo ela, sofrem de restrições na obtenção de crédito nos grandes bancos, onde, quando conseguem, são sempre menores montantes e com taxas mais elevadas. “Aqui no BPC esse tipo de cliente vai ter a oportunidade de comparar esses montantes e taxas dos banco maiores com financeiras e fintechs de crédito que ele sequer tinha ouvido falar. Então, estamos democratizando o acesso a essa informação e o cliente, aprendendo esse caminho, se torna um usuário recorrente da plataforma para sua decisão sobre os empréstimos.”

Respondendo uma questão da audiência, sobre o desenvolvimento de etapas específicas e modelos de micro serviços para cada produto, a executiva retrocedeu no tempo para falar de um retrofit realizado, em 2024, com troca da identidade visual. “Não chamamos de rebranding, pois é muito mais que a renovação de marca, mas a reestruturação avançada de toda a tecnologia da plataforma. Então, esses micro serviços são uma pré-qualificação do cliente, podendo fazer uma oferta de crédito muito mais inteligente. Hoje, por meio da consulta aos APIs dos bancos parceiros e com uso de IA, consigo selecionar os bancos com maior ‘apetite’ a risco para atender àquela demanda. E, assim, conseguimos trazer para o cliente as ofertas ‘mais quentes’, ou seja, atingir uma assertividade na oferta muito maior.”

Houve tempo para a head responder a mais perguntas, como sobre a segurança dos bancos que fazem parte do marketplace, as melhorias efetuadas na jornada do cliente dentro do ecossistema, o quanto o Open Finance tem sido fundamental para a estratégia, permitindo um acesso mais rápido e detalhado às características e necessidades dos clientes, além de destacar os números que confirmam o êxito das estratégias adotadas. O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1107 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.


A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (16), recebendo Rafael Corte, CEO do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, que falará da empresa moldada ao cliente com novação e até self-service; e, encerrando a semana, na quinta será debatido o tema “iGaming: Os desafios da experiência no entretenimento digital”, reunindo Daniel Xavier, diretor de operações da BetMGM Brasil, Alessandro Lisboa, CEO da IGI Expo, Fabrício Núñez, head de marketing do SeuBet, e Mateus Rosa, gerente de marketing da Betsul.

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