Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa

Maioria dos brasileiros acredita que 2026 será financeiramente melhor

Segundo pesquisa da Serasa e do Opinion Box, para 42%, pagar dívidas é o principal plano dos próximos meses

A chegada de um novo ano representa uma oportunidade de recomeço para muitas pessoas, momento próprio para traçar novas metas, renovar planos e retomar sonhos que ficaram pelo caminho. Esses sentimentos se refletem nos dados da pesquisa “Perspectivas para 2026”, realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, mostrando que, para 85% dos brasileiros, 2026 será um ano financeiramente melhor que 2025 e 78% acreditam que conseguirão realizar os sonhos que ficaram pendentes no ano anterior. Quando questionados sobre como definiriam o último ano, as principais palavras mencionadas foram planejamento (21%), preocupação (18%) e organização (18%).

Para 2026, os consumidores já começam a planejar as finanças, sendo que 92% declaram estarem se organizando para alcançar maior tranquilidade financeira. Entre as principais ações, 34% dizem estar pagando dívidas existentes, 33% reduzindo os gastos do dia a dia e 31% definindo metas para economizar. Além disso, quase 8 em cada 10 brasileiros afirmam que buscarão educação financeira para melhorar sua qualidade de vida em 2026.

Olhando para o próximo ano, os brasileiros reforçam uma postura mais consciente e estratégica em relação ao futuro. Como principal plano para 2026, 42% dos entrevistados desejam conseguir pagar as dívidas existentes. Na sequência, aparece o cuidado com a saúde (31%) e a intenção de investir (24%). Esse movimento se traduz nas palavras que simbolizam o ano: planejamento (32%), organização (29%) e controle (26%), evidenciando a busca por equilíbrio financeiro e qualidade de vida.

“O ano de 2026 representa uma verdadeira oportunidade de virada de chave para muitos brasileiros. Com mais planejamento, organização e controle das finanças, é possível transformar expectativas em conquistas concretas e construir uma relação mais saudável com o dinheiro ao longo do ano”, afirmou Aline Vieira, especialista da Serasa em educação financeira.

Deixe um comentário

Rolar para cima