Mesmo com custos crescentes, carro ainda é desejável para 57% dos brasileiros

Pesquisa da Serasa e da Zapay analisa o comportamento e os gastos dos consumidores com o carro, ainda uma paixão nacional

Apesar das mudanças impostas pelo transporte via aplicativo e por outras facilidades do mundo digital, o automóvel ainda tem alta representatividade na vida e no orçamento dos brasileiros, como aponta uma pesquisa realizada pela Serasa e a Zapay, fintech especializada em simplificar a vida dos proprietários de veículos. Segundo o levantamento, 57% dos consumidores concordam que ter um carro próprio “ainda vale a pena”.

Realizado pelo Instituto Opinion Box, o estudo ouviu 4.121 pessoas de todas as regiões do país para entender o comportamento do brasileiro em relação aos veículos, considerando as principais despesas e os modos de uso. De acordo com o estudo, 63% ainda utilizam o carro diariamente e 35,8%, pelo menos, uma vez na semana. O automóvel continua sendo uma paixão nacional.

Entre as funções mais usuais dos carros, estão as compras e tarefas diárias (72%), passeios em fins de semana (70%) e locomoção própria para o trabalho ou o local de estudo (66%). A locomoção de familiares ocupa 60% das prioridades de uso dos veículos.

Surpresas no orçamento

Com facilidades digitais ou não, a organização financeira ainda é um desafio para o motorista brasileiro. Mesmo que 74% dos proprietários de veículos se digam preparados para arcar com despesas de manutenção e impostos relacionados ao carro, 21% afirmam que ainda se surpreendem com gastos rotineiros, como combustível, seguro, manutenção e impostos.

Nesse cenário, 39% não constituíram uma reserva de emergência para lidar com custos inesperados. Entre as despesas atreladas a imprevistos, as mais comuns são relacionadas a troca ou conserto de pneus (50%), consertos mecânicos (46%) e multas (30%).

Deixe um comentário

Rolar para cima