Nova plataforma permite consultas mais aprofundadas em três áreas-chave: comportamento do shopper; cesta de consumo; e índice de ruptura
A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, anunciou o lançamento do Painel de Insights, nova plataforma que reúne todos os estudos, pesquisas e análises realizados pela empresa. Além disso, oferece um panorama mensal dos principais indicadores de comportamento de compras dos consumidores brasileiros no varejo.
“Agora, com apenas alguns cliques é possível acessar insights que ajudam a entender melhor os hábitos de consumo, viabilizando o direcionamento das estratégias de vendas de forma mais ágil e otimizando as margens de lucro. O site é estruturado em três seções, cada uma destacando um estudo: a Visão Cesta oferece acompanhamento da Cesta de Consumo Neogrid & FGV IBRE, enquanto a Visão Supply disponibiliza o tradicional Índice de Ruptura”, explicou Nicolas Simone, Chief Product and Technology Officer (CPTO) da Neogrid.
Já a Visão Shopper engloba os dados do monitoramento Variações de Preços: Brasil & Regiões e permite a consulta detalhada de tíquete médio, incidência, média de itens comprados por cliente e oscilações de valores em 57 categorias diferentes de produtos a partir de informações coletadas pela Horus, solução da Neogrid responsável pela análise de mais de 1 bilhão de notas fiscais emitidas anualmente.
O portal também fornece estudos sazonais com dados de consumo em datas comemorativas, assim como as pesquisas Hábitos de Compra no Varejo Alimentar, elaboradas pela Neogrid em parceria com o Opinion Box. Outra funcionalidade possibilita o cadastro e o recebimento, diretamente no WhatsApp, dos principais indicadores sobre o comportamento do shopper e os dados de ruptura por meio da NIA – a inteligência artificial (IA) generativa da Neogrid que é pioneira no Brasil com foco no varejo e na indústria.
“O lançamento do nosso Portal de Insights é um marco importante para o mercado, uma vez que passamos a oferecer acesso a análises completas que auxiliam na tomada de decisões estratégicas e contribuem para que varejo e indústria vendam mais, com mais margem. O novo site oferece, de forma prática e centralizada, uma visão clara e abrangente dos principais indicadores e dinâmicas do mercado no país”, assegurou o CPTO.
De acordo com o executivo, “a Neogrid detém hoje a maior malha de dados da cadeia de consumo do país. Os números são impressionantes: mais de 2,5 mil redes de varejo e 30 mil PDVs monitorados, incluindo mais de 3 mil municípios, com a análise de mais de 1 bilhão de cupons fiscais. Esse vasto banco de dados garante um olhar amplo e preciso sobre o mercado brasileiro de bens de consumo (CPGs)”.