Gerente geral da Loja da Lata detalha os avanços da unidade de negócios digitais da Brasilata voltada para micro e pequenos empreendedores
O mercado global de embalagens sustentáveis registrou um valor de aproximadamente U$ 293 bilhões em 2024, com projeção de crescimento ainda para os próximos cinco anos. Sabendo aproveitar esse momento, a Loja da Lata, unidade de negócios digitais da fabricante de embalagens Brasilata, se adaptou para atender aos micro e pequenos empreendedores, tracionando o negócio ao inovar na impressão em chapa fina de aço e contando com parceiros especialistas em e-commerce, logística e atendimento para encantar seus clientes. Esse movimento foi detalhado, hoje (28), por Daniel Speicys, gerente geral da Loja da Lata, na 1189ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
O executivo começou explicando que, sendo uma unidade de negócios dentro de uma indústria, a Loja da Lata acaba atuando como uma startup interna, apoiando uma gigante no negócio. “A Brasilata é a maior fabricante de embalagens metálicas no País e, em 2016, percebeu a oportunidade de atuar no mercado de micro e pequenas empresas. Foi justamente para atender esse público que nasceu a Loja da Lata.” De acordo com ele, isso só foi possível graças ao investimento realizado em impressão digital direto na folha de flandres, implementando impressão de dados variáveis e personalização em pequenas tiragens.
“Três anos depois, a Brasilata notou que esse era um mercado totalmente diferente daquele em que estava acostumada a atuar, atendendo volumes enormes de pedidos. Seria preciso atender um comprador que tinha exigências muito parecidas com a do consumidor final.” Com isso, a Loja da Lata se deu conta de que, para poder tracionar o negócio e escalar, seria necessário criar um sistema de venda on-line que atendesse a esse novo perfil de cliente. “Trata-se daquele que quer um atendimento muito parecido com um e-commerce tradicional. Ele espera respostas rápidas no atendimento, rastreamento do envio do produto, quer ser notificado quando a NF foi emitida, tirar dúvidas rápidas pelo chat sobre um produto e assim por diante.”
A Loja da Lata passou então, a partir de 2023, a efetuar estudos baseados em três pilares: construção de uma plataforma robusta de e-commerce, operação logística diferente do que estava acostumada na entrega de grandes quantidades de produtos e atendimento ao cliente distinto do que praticava no modelo B2B tradicional. “Em cima disso, contratamos, uma empresa especializada no atendimento do primeiro nível. Também trocamos nossa plataforma pela Shopify, um e-commerce mais flexível, aberto e preparado para integrar outras ferramentas, como conexão com o atendimento de primeiro nível e o operador logístico, que também contratamos.”
Ao responder uma questão da audiência sobre os diferenciais da embalagem premium para a experiência do cliente, ele afirmou que se trata de uma aposta na conquista da confiança de um público novo, mostrando que a embalagem pode ser um vetor de diferenciação no mercado. Ele deu exemplos práticos desse efeito em momentos de consumo, sobre categorias, mais maduras, que sabem explorar a embalagem para criar valor agregado ao produto. “Isso precisa começar a acontecer em outras categorias que não tem esse tipo de diferenciação.”
O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1187 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (29), com o Sextou, num café híbrido, que debaterá o tema “Jornada de consumo: Os impactos do código de barra e do QR Code na experiência do cliente”, reunindo Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Lília Coelho, controller no Jaú Serve Supermercados, e Bruno Oliveira, coordenador de Customer Supply Chain da Nestlé.