Superintendente executivo do Banco Sofisa fala da força da instituição ao alinhar tradição e tecnologia sob uma cultura cliente
Prestes a completar 65 anos de trajetória, o Banco Sofisa celebra um legado de resiliência e capacidade de adaptação em um setor altamente competitivo. A instituição, que nasceu voltada para o segmento corporate, expandiu a atuação com o Sofisa Direto, braço 100% digital, sempre colocando o cliente no centro das decisões Uma visão que inspira o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e serviços. Da oferta inicial de CDBs à integração de fundos, cartões e investimentos, o banco evolui continuamente, em uma cultura onde a inovação é movida por dados, proximidade e propósito. Apresentand esse cenário, André Jatene, superintendente executivo do Banco Sofisa, participou, hoje (04), da 1236ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
O banco evoluiu, ao longo dos anos, para atrair a concentração das necessidades dos clientes, de acordo com o executivo. “A filosofia da empresa baseada na cultura de customer centric, concentrada nas necessidades dos clientes, vai gerando inovações contínuas, sempre tendo o cliente como fornecedor de insights para tomadas de decisão.” Traçando uma linha do tempo nessas inovações, partindo do CDB, ele informou que a instituição trouxe uma gestão dos melhores fundos de investimentos de terceiros, além de passar a atender a forte demanda que existia por cartões de crédito e débito. “Para atender o desejo dos clientes, passamos também a operar no mercado de renda variável, trazendo uma corretora para dentro da nossa operação – e mais uma série de produtos tais como Tesouro Direto, previdência privada, distribuição de renda fixa de terceiros, o chamado crédito colateral.”
Toda essa operação está sendo consolidada com o lançamento, em junho, do novo aplicativo, mais funcional e interativo, de acordo com o superintendente, apresentando um menu onde o cliente pode personalizar com as funções que mais gosta. “Ainda esse ano, teremos também uma outra grande surpresa, que ainda vamos anunciar. É o lançamento de uma nova bandeira de cartão de crédito, substituindo a atual, com muito mais capacidade de atender o nosso ímpeto de inovação.”
O executivo também respondeu perguntas da audiência. Sobre como é feita a tomada de decisões centralizadas no cliente, ele afirmou que ela é toda baseada em dados, realizando muitos testes dos produtos antes do lançamento, usando um CRM integrado com tecnologia que ajuda na análise dos dados. “Ou seja, é uma jornada toda em cima de uma cultura obstinada pela inovação e envolvendo a empresa como um todo no processo.” André falou ainda da forma como toda evolução é acompanhada de perto, sobre o olhar humanizado com que o banco incorpora processos e tecnologias, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1235 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (05), com a presença de Luciana Ferreira, diretora de relacionamento com o cliente da Vitacon, que abordará a construção de uma visão centrada na experiência do cliente; na quinta, será a vez de Rodrigo Carvalho, CEO e cofundador da Positive Company; e, encerrando a semana o Sextou debaterá o tema “Startups: A verdadeira disrupção está na visão cliente”, reunindo Cassio A. Spina, diretor-presidente e fundador da Anjos do Brasil, Lídia Gordijo, CXO da Buser, e Jaimes Almeida Neto, CRO e cofundador da Budz, e Danielly Fonseca, head de customer success do will bank.





















