Cinthia Lira, diretora de marketing da Sodexo no Brasil

Os avanços na entrega de uma experiência de valor

Diretora da Sodexo descreve as novidades da empresa na construção da jornada dos clientes

Fundada em 1966, na França, a Sodexo, depois de 14 anos, já estava no Brasil com sua expertise em alimentação e facilities, em quatro grandes segmentos, que são o corporativo, escolas e universidades, energia e recursos e os hospitais. Contando com 47 mil colaboradores em todo território nacional e reunindo 2.700 unidades atendidas em 800 clientes, a empresa toma como base para sua atuação a centralidade do cliente, olhando também para sustentabilidade, saudabilidade e hospitalidade. Contando de que forma isso se dá, inclusive com um grande trabalho de pesquisas para mapear as jornadas, Cinthia Lira, diretora de marketing da Sodexo no Brasil, participou, hoje (19), da 1128ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Depois de dar um overview da empresa desde a fundação, a executiva explicou que na gênese está o propósito da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas, tendo de atender às necessidade dos colaboradores, dos clientes e dos consumidores finais. “Para conseguir isso, é necessário acompanhar a jornada dos mesmos desde o início. Do momento em que o colaborador entra nas nossas empresas parceiras até quando sai, precisamos perceber com clareza quais as expectativas dos mesmos, tanto do ponto de vista da alimentação quanto do funcionamento dos espaços, dentro do conceito de workspace experience. Ou seja, como melhorar o bem-estar das pessoas dentro do espaço de trabalho.”

Fornecendo dados detectados nessa experiência, Cinthia destacou que 50% dos momentos de alimentação estão atrelados ao café da manhã e lanches. “Ou seja, às vezes, fica-se pensando somente no almoço, mas veja a quantidade de oportunidades que há antes disso e até a hora da saída dos colaboradores para atuarmos visando o bem-estar dos mesmos. Trata-se de distintos momentos não apenas em ocupação de espaço, mas principalmente em diferenças nutricionais. É, enfim, uma ciência, que é a de acompanhar cada momento com suas necessidades específicas.”

Indagada sobre o papel disso no lançamento recente da plataforma Sodexo Realities, que combina realidade virtual, ambientes tridimensionais e gamificação, ela respondeu que tem dado os resultados esperados na entrega de valor aos clientes. “Ela surgiu exatamente para mostrarmos os cuidados nessa jornada. Por meio de óculos 3D, a pessoa pode fazer uma navegação imersiva para conhecer as soluções que oferecemos aos clientes, incluindo, agora, nossos micromercados autônomos, com estudo de produtos, autonomia de pagamento, etc. Além, é claro, das nossas marcas, ofertas, restaurantes e até mesmo navegar pela nossa cozinha sustentável, conferindo os bastidores, onde tudo acontece.”

A diretora ainda reforçou que tudo isso é possível graças à plataforma de pesquisas da Sodexo, dividida entre sondagens contínuas, que envolve feedbacks e insights por meio do NPS, totens de avaliação de qualidade dentro dos restaurantes e outros levantamentos qualitativos, fazendo entrevistas com clientes e consumidores, mapeando assim a jornada. “Isso faz parte do nosso trabalho diário dentro da cultura de centralidade no cliente.” Ela falou, ainda, da parceria firmada com o chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Balaio IMS, que preparou 12 receitas com assinatura exclusiva oferecidas nas operações da Sodexo, entre outros assuntos.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1127 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,6 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã, com a presença de Catarina Pellegrino, coordenadora de sustentação, com foco em IA, da Insider Store, que abordará a IA aplicada à jornada dos clientes; na quarta, será a vez de Lucas Chita, Chief Revenue Officer da Ume; na quinta, Tiago Nogueira, diretor comercial e de marketing da Lider; e o Sextou debaterá o tema “Personalidade ClienteSA 2025: O aprendizado profissional em cultura cliente”, reunindo Adriana Dalonso, head de CX e relacionamento com o cliente da MPD Engenharia; Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias; Natalia Calixto, diretora de gestão do consumidor do Grupo Boticário; Nathalia Teixeira, gerente de CX no Grupo CRM (Nestlé Company), e Sheila Antonioli, head of customer happiness da Serpro Brasil.

Deixe um comentário

Rolar para cima