Amanda Andreone, country manager da Genesys Brasil

Os cinco erros mais comuns no atendimento ao cliente

Pesquisa da Genesys mostra que mais da metade dos consumidores entrevistados afirmam que trocariam de marca após apenas 2 a 5 interações negativas

Em seu mais recente relatório “State of CX”, a Genesys revelou como experiências ruins de atendimento ao cliente podem levar os consumidores a abandonar marcas. Por exemplo, 34% dos consumidores brasileiros entrevistados deixaram de fazer negócios com uma empresa devido a uma experiência ruim de atendimento no último ano. Além disso, mais da metade dos consumidores entrevistados na região afirmam que trocariam de marca após apenas 2 a 5 interações negativas.

“Os números reforçam que um bom atendimento não é apenas um diferencial competitivo, mas pode ser uma necessidade básica para ajudar a garantir a lealdade dos clientes. No entanto, muitas empresas ainda cometem erros que comprometem a experiência do cliente e, consequentemente, sua fidelidade”, comentou Amanda Andreone, country manager da Genesys no Brasil.

A especialista destacou os principais erros apontados pelos consumidores entrevistados no relatório “State of CX” e como evitá-los.

1- Longos tempos de espera

Aproximadamente 75% dos consumidores latino-americanos consideram aceitável esperar menos de cinco minutos. O tempo de espera excessivo é uma das principais causas de frustração e abandono por parte dos clientes; os consumidores querem soluções rápidas e imediatas. “Implementar tecnologias como bots de IA para resolver problemas simples e oferecer opções de retorno de chamada pode reduzir significativamente os tempos de espera”, explicou Amanda.

2- Falta de resolução no primeiro contato

Entre os consumidores na América Latina, 53% valorizam a resolução do problema na primeira interação. Quando os problemas não são resolvidos rapidamente, os clientes podem perder confiança na marca e buscar alternativas. “Capacitar agentes com ferramentas integradas e acesso a históricos completos dos clientes pode melhorar a taxa de resolução no primeiro contato”, apontou a executiva.

3- Repetição de informações

Entre os os consumidores brasileiros, 98% dizem que é importante poder mudar de canal sem precisar repetir informações. A falta de integração entre canais cria atritos na jornada do cliente, o que pode levar à insatisfação e ao abandono. Segundo Amanda, “adotar plataformas omnichannel que compartilhem dados em tempo real entre canais é essencial para oferecer uma experiência fluida”.

4- Comunicação genérica e impessoal

Entre os consumidores latino-americanos, 71% valorizam ser conectados imediatamente à pessoa certa para resolver seu problema, destacando a importância da personalização. “Interações genéricas fazem os clientes se sentirem como ‘apenas mais um número’ e reduzem o engajamento emocional com a marca. Use IA e análise de dados para personalizar as interações com base no histórico e nas preferências do cliente.”

5- Pequenos problemas recorrentes

Entre os consumidores na América Latina, 25% mudariam para um concorrente devido a pequenos problemas frequentes durante interações de atendimento, como informações incorretas sobre produtos e prazos ou dificuldade para solicitar trocas e reembolsos. “Mesmo problemas aparentemente menores podem acumular frustrações ao longo do tempo, minando a confiança do cliente. Realize auditorias regulares nos processos de atendimento para identificar e corrigir gargalos antes que eles afetem a experiência do cliente”, concluiu Amanda.

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