O PoliGPT está integrado na plataforma de atendimento e procura ajudar o pequeno e médio empresário a sair de situações embaraçosas, respondendo perguntas mais difíceis dos clientes
A Poli Digital anunciou o lançamento do PoliGPT, uma solução baseada em inteligência artificial generativa voltada para pequenos e médios empreendedores que buscam escalar o atendimento sem perder a humanização. A funcionalidade está integrada em sua plataforma de atendimento e procura ajudar o pequeno e médio empresário a sair de situações embaraçosas, respondendo perguntas mais difíceis dos clientes, como tempo de entrega, estoque e política de troca. A IA gera respostas prontas, boas para uso, auxiliando o atendente a oferecer a melhor qualidade e padrão no atendimento.
A proposta da nova ferramenta é reduzir a sobrecarga operacional e aumentar a eficiência, principalmente em negócios com equipes enxutas. Desenvolvido para atuar dentro da plataforma própria da Poli, o PoliGPT responde a dúvidas frequentes de clientes, desde prazos de entrega e disponibilidade de produtos até políticas de troca, sugerindo linguagem natural, fluida e contextualizada. Em resumo, é uma ferramenta que serve de suporte para o atendente coletar sugestões de respostas baseadas no contexto da conversa e negociação.
“Ele acessa a base de dados, onde coleta as informações sobre o cliente, e assim sugere respostas para perguntas complexas, como prazo de entrega, política de trocas, disponibilidade de produtos e até mesmo sugestões de contorno de objeção. Tudo de forma precisa e com naturalidade, mesmo nos momentos de maior demanda, garantindo uma experiência positiva para o cliente. O cliente não sente a transição entre o humano e a máquina, e o empreendedor ganha tempo e profissionalismo”, explicou Alberto Filho, CEO da Poli Digital.
De acordo com a empresa, o objetivo é que qualquer micro ou pequeno empreendedor consiga utilizar a IA com poucos cliques — sem necessidade de equipe técnica dedicada ou treinamento complexo. O sistema, já disponível a todos os clientes, pode ser ativado diretamente pela plataforma Poli Digital, isenta de integração externa. “É só acessar a plataforma Poli, iniciar os atendimentos e clicar na aba do assistente. Em segundos, ele já começa a funcionar, ajudando desde quem vende pelo WhatsApp até lojistas com dezenas de atendimentos diários. Além disso, o cliente poderá usar essa ferramenta para criar campanhas de marketing e estruturar processos comerciais, pois ela fornece acesso a ferramentas “premium” de IA, como o ChatGPT pago, tudo dentro da plataforma da Poli”, explicou o executivo.
A solução também libera o empreendedor de tarefas repetitivas, permitindo que ele dedique mais tempo à gestão estratégica do negócio. “Estamos falando de uma funcionalidade que entrega escala e eficiência mesmo para operações onde o dono é também o atendente, o vendedor e o responsável pelo marketing”, completou o CEO.
Com o crescimento exponencial do uso de chatbots e o avanço da inteligência artificial generativa, soluções como o PoliGPT chegam em um momento de transformação para o setor. De acordo com dados da TI Inside, o Brasil deve ultrapassar a marca de 1 milhão de chatbots em operação até 2025, com destaque para áreas como varejo, saúde e serviços.
Além de acompanhar esse movimento, o PoliGPT também simboliza uma nova fase da chamada IA inclusiva — um conceito que busca ampliar o acesso à inteligência artificial para além das grandes corporações. Por muito tempo, tecnologias desse tipo exigiam investimentos robustos, infraestrutura avançada e equipes especializadas. Hoje, no entanto, ferramentas mais acessíveis e intuitivas permitem que pequenos negócios também integrem soluções baseadas em IA ao seu dia a dia.
Essa democratização acontece porque a IA generativa já está mais madura: treinada com volumes massivos de dados e integrada a plataformas de uso simples, ela consegue oferecer respostas inteligentes com base em linguagem natural. É esse cenário que a ferramenta ajuda a consolidar — o de uma inteligência artificial que se adapta ao usuário, e não o contrário. “O PoliGPT é um braço digital inteligente para pequenos negócios que não têm tempo a perder. E, no mercado competitivo de hoje, tempo e atenção viraram moedas valiosas”, finalizou Alberto Filho.