Pesquisa da Serasa e do Opinion Box mostra que paixão pela música leva brasileiros a gastos com viagens e até sacrifícios pessoais
Para o público brasileiro, os shows e festivais não são apenas momentos de lazer. Os eventos representam memórias, conexões e, muitas vezes, exigem escolhas financeiras e pessoais. De acordo com pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país, 89% dos brasileiros participam de até sete desses eventos por ano.
Para 70% daqueles que vão a shows, a principal motivação é para assistir a um artista específico. Mas a experiência não se resume apenas ao palco, pois, para 36%, ela se torna ainda mais especial quando compartilhada com amigos, enquanto 23% destacam o ambiente e a estrutura como fatores decisivos, 18% valorizam o preço acessível e 12% apontam curiosidades e novidades como diferenciais.
A paixão que move multidões
O amor pela música faz com que muitos ultrapassem limites. Quando perguntados sobre o que consideram as maiores loucuras já feitas apenas para acompanhar um show ou festival, 23% afirmam ter gastado além do que podiam em ingressos ou produtos de artistas, e 20% dizem ter viajado para outro estado, ou até para fora do país. Em alguns casos, o desejo de estar presente falou mais alto até mesmo do que compromissos do dia a dia ou o próprio orçamento: 9% admitiram ter deixado de pagar contas para ir ao show do artista favorito.
Se a paixão é intensa, os obstáculos também se impõem. O valor dos ingressos é a barreira mais citada, lembrado por 44% dos entrevistados. Distância (19%), falta de tempo (17%) e preocupações com segurança (10%) também pesam na balança e ajudam a explicar por que muitos não conseguem estar presentes em todos os eventos que gostariam.
Outro ponto que limita a presença é a concentração dos grandes eventos no Sudeste. Mais da metade dos entrevistados (55,5%) dizem que acabam indo a menos shows do que gostariam justamente por essa centralização geográfica. Ainda assim, o desejo de viver esses momentos leva muitos a se movimentarem: 34% já viajaram dentro do estado para assistir a um show, 18% cruzaram estados da mesma região e 16% atravessaram o país em busca da experiência.
Entretanto, mesmo quando não conseguem estar presentes fisicamente, a conexão continua: 73% dos brasileiros afirmam acompanhar shows e festivais pelas redes sociais ou transmissões ao vivo, ampliando a experiência para além das arenas e palcos.
Foto de Nainoa Shizuru na Unsplash