Levantamento feito pelo Electrolux Group em parceria com a Consumoteca reforça como o lar passou a ser central para saúde mental e qualidade de vida
Transformar e equipar a casa, para muitas pessoas, tem sido uma forma de recarregar energias, vem se tornando um alívio mental, e reflete uma tendência do mercado para a Black Friday. É o que aponta um estudo realizado pelo Electrolux Group em parceria com a Consumoteca, apontando que 86% dos consumidores enxergam a casa como refúgio emocional. De acordo com a pesquisa, 79% dos consumidores acreditam que o bem-estar é importante e 42% consideram isso uma prioridade. Nesse contexto, a casa passa a estar cada vez mais conectada a sensação de proteção e bem-estar, assim como espaços para descompressão. Como um reflexo disso, 84% dos consumidores concordam com a frase “minha casa é meu lugar favorito no mundo”.
O levantamento, feito com 2.599 pessoas entre 25 e 39 anos no Brasil, Chile e Colômbia, reforça a tendência chamada de “Self Care Temple”, em que o lar deixa de ser apenas um espaço de descanso para se tornar parte essencial do autocuidado. De acordo com o estudo, a pandemia acelerou esse processo. Seis em cada dez entrevistados afirmaram passar mais tempo em casa após esse período e, consequentemente, se envolver mais com a rotina doméstica.
“A casa deixou de ser apenas um local de passagem para se transformar no principal espaço de bem-estar do consumidor. Queremos inspirar as pessoas a enxergarem suas casas como o lugar onde elas se cuidam, se alimentam bem e recuperam as energias para viver mais plenamente”, comentou Ana Peretti, VP de marketing e sustentabilidade da Electrolux América Latina.
Esse fenômeno também se reflete no ambiente digital. No TikTok Brasil, por exemplo, a hashtag #rotinadamanha já soma mais de 21 mil publicações, e os 24 primeiros vídeos listados ultrapassam 65 milhões de visualizações. Termos como “rotinas aesthetic”, “hábitos saudáveis” e “daily vlogs”, também em alta, mostram como a organização da vida em casa e os rituais cotidianos ganham protagonismo.
Destaque para a cozinha
Nesse movimento, a cozinha é um lugar central e não apenas para preparar refeições. “Na cozinha, nós também alimentamos as relações. É um espaço de troca e colaboração. E, quando as tarefas são divididas entre todos, é mais fácil garantir comida de verdade na mesa todos os dias”, afirma Rita Lobo, fundadora do Panelinha e embaixadora da Electrolux.
“O estudo mostra que a cozinha tem papel fundamental na vida das pessoas. Por isso, fico feliz em oferecer soluções como a linha de airfryers Electrolux por Rita Lobo, com produtos que facilitam e estimulam uma rotina alimentar mais saudável, mais prática e mais prazerosa”, completou a chef.





















