Abaixo relembro um trecho do texto escrito pelo Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis sobre segmentação.
“Abram alas! As mulheres estão chegando!”
… Ao término de uma convenção de um renomado laboratório, a gestora responsável pelo evento é agraciada com um estojo com tons pastel, decorado com borboletas, corações e flores. Trêmula, talvez emocionada, abre o estojo e depara-se com uma caneta cor de rosa, especialmente feita para ela, forma de rememorar o evento que dirigiu e orientou. Surpresa, reflete por segundos no significado daquele objeto e, sorrindo, agradece, juntando-o aos demais pertences de sua bolsa, com toda convicção de enterrá-lo na primeira gaveta que encontrar. Tantos anos de relacionamento com aquele fornecedor e suas preferências sequer foram notadas.
A miopia em marketing não consegue distinguir que, nas últimas 2 décadas, novos nichos de clientes consolidaram-se no mercado e que o atendimento a diferentes grupos merece tratamentos diferenciados. Grupos GLS, metrossexuais, melhor idade, “singles” e mulheres representam novos mercados e que, somente atendimentos diferenciados aproximarão esses públicos ao nosso negócio, fidelizando-os.
Aliás, o termo fidelizar parece estar aquém das expectativas dos consumidores atuais, pois qualquer variação nos preços ou outro tipo de insatisfação, ocasiona a migração para o concorrente…
E como sua empresa está cuidando dos clientes?
Aguardo seu comentário!
Teleabraços!
Muito bom esse artigo que cita a miopia das pessoas. Pois é, como você diz “Tantos anos de relacionamento com aquele fornecedor e suas preferências sequer foram notadas.” Por muitas vezes essa miopia se estende ao relacionamento do dia a dia e o cidadão se depara vazio e despido do mínimo espírito crítico diante de si mesmo, logo algo amorfo. Porém fidelizar alguém a um determinado produto ou marca exige um esforço muito grande que é o “entender de gente”. E isso é dificil. Esse sim é o desafio.
Olá Julio!!!!!
Texto maravilhoso, escrito pelo tambem maravilhoso Prof.Dr.Basile, a quem tenho muito carinho e respeito.
Uma boa reflexão para todos!!!!!
Abraços
Silvina
Ótimo o texto!!
Um entendimento evolutivo e conectado ao atual, com a qualidade da recepção que obtemos por onde atuamos.