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As marcas mais valiosas



A nova edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, realizado pela Interbrand, confirma o sucesso atual das empresas de tecnologia nas áreas de computação e serviços de Internet. Entre as 10 empresas mais valiosas em 2010, metade pertencem a esta área. As marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor no último ano também são empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (32%). No grupo das marcas que perderam valor está Harley Davidson (-24%), Toyota (-16%) e Nokia (-15%). O valor da marca é uma representação financeira do que ela significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros, a preferência dos consumidores e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro.

Direitos do consumidor

Pesquisa revela que brasileiros reconhecem os avanços nas leis

O consumidor brasileiro está mais consciente dos direitos e reconhece avanços nas leis que os garantem. É o que revela pesquisa do DataSenado, realizada em 119 municípios. O levantamento mostra que quase 90% acha válido reivindicar os direitos de consumidor. Na hora de protestar, o mais comum é que o próprio vendedor seja procurado (82%). Em segundo lugar, os brasileiros recorrem ao Procon (43%). Também constata o otimismo do consumidor brasileiro na solução de problemas com mercadorias e serviços: 35% acham que o consumidor sai ganhando quando reclama, quase o dobro dos que acreditam que o consumidor sai perdendo nessa situação (18%).

Mundo mobile

Pesquisa revela os recursos mais utilizados e as marcas mais fortes do mercado

Hoje, os celulares possuem recursos diversos, que fazem parte dos grandes diferenciais que influenciam a compra do aparelho, porém, de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os recursos mais utilizados são os mais tradicionais. A pesquisa também apresentou o valor percebido (custo-benefício) e a força das marcas (capacidade de atrair novos consumidores), com destaque para Nokia.

As marcas pela visão dos jovens

Entrevistados apontam a Apple como marca mais importante no momento

A Apple foi a marca que teve maior destaque em pesquisa da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), realizada para identificar os hábitos de consumo e comportamento dos jovens paulistas. A marca foi relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação pelos jovens. Já a Havaianas se destacou como a marca que simboliza o brasileiro. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. Quando se fala em beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.

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As marcas mais valiosas




 

A 11ª. edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas confirma o sucesso atual das empresas de tecnologia nas áreas de computação e serviços de Internet. Entre as 10 empresas mais valiosas em 2010, metade pertencem a esta área. Entre as que encabeçam a lista – com exceção da Coca-Cola que é a número um desde o primeiro ranking – estão a IBM, Microsoft e Google.

 

Do ranking, as marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor no último ano também são empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (32%). Também obtiveram ganhos expressivos as empresas do setor financeiro J.P.Morgan (+29%) e Allianz (28%) por terem conseguido sair da crise com a reputação intacta e em claro movimento de recuperação. No grupo das marcas que perderam valor está Harley Davidson (-24%), Toyota (-16%), Nokia (-15%), Dell (-14%) e Citi (-13%).

 

“A grande mudança que percebemos neste ano é que a relação entre marcas e clientes têm mudado irrevogavelmente. E o motor da mudança é o comportamento do consumidor; menos fiel e mais cético em relação às marcas”, diz Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil. “A complexidade deste novo cenário é inegável, mas as marcas que agirem com autenticidade e clareza sairão em vantagem no caminho da construção de uma marca sólida”, diz Pinedo.

 

A Interbrand, consultoria de gestão de marcas, publica o ranking das 100 maiores marcas – o Best Global Brands – baseada em metodologia própria. O valor da marca é uma representação financeira do que a marca significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros obtidos pelas empresas com as marcas, a preferência dos consumidores pela marca e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro. Todas as marcas que integram o ranking devem ser empresas de capital aberto, com dados financeiros publicados e um terço de seu faturamento realizado fora do país de origem.

 


















































As dez marcas mais valiosas


Posição


Marca


Valor


(U$ bilhões)



Coca-Cola


70,4



IBM


64,7



Microsoft


60,8



Google


43,5



GE


42,8



McDonald´s


33,5



Intel


32



Nokia


29,4



Disney


28,7


10º


HP


26,8


Fonte: Interbrand

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